Quinta, 18 Abril 2024

Diretório estadual do PT chancela plenária de Contarato com a militância

jackeline_rocha_3_redesociais Redes sociais

A direção do PT no Espírito Santo quebrou o silêncio, cancelou um evento marcado para a Serra, e decidiu chancelar o encontro organizado pelos movimentos sociais em defesa da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado, neste sábado (11). A decisão, anunciada no final da tarde dessa quarta-feira (8), foi comemorada pela militância, que já organizava o evento sem a participação de dirigentes, em meio a críticas por falta de informações e suspeitas de pressões contrárias.

Enquanto isso, a Nacional mantém as negociações com o PSB, do governador Renato Casagrande, que concorrerá à reeleição, em articulações diretamente relacionadas às eleições para presidente da República. No início da noite dessa quarta, logo em seguida à decisão da militância de manter o evento deste sábado, foi divulgado um card da direção, em forma de convite convocatório para a plenária ampliada, a ser realizada a partir das 9h30, no Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória.

Sob o título "Conversa direta com Contarato – eu apoio, tu apoias, nós apoiamos", com a foto do senador e do ex-presidente Lula, assinado pelos movimentos sociais e o Diretório Estadual, o card afirma "Lula e Contarato para o Espírito Santo ser feliz", frase que reforça a cadidatura e que veio ao público em meio à forte pressão da militância e silêncio da direção da legenda.

A movimentação da militância forçou Jackeline Rocha, presidente estadual do PT, a suspender outro evento, de dirigentes do partido, previsto no mesmo dia e horário no município da Serra, segundo informações de integrantes de movimentos sociais. 

A pressão em defesa do palanque de Contarato ao governo tomou maior impulso depois de uma reunião com o governador Renato Casagrande (PSB) que desagradou a militância, por ter sido realizada em sigilo, na qual Casagrande demonstra que poderá vir a apoiar o ex-presidente Lula sem, no entanto, garantir palanque único nem acenar para nomes do PT que poderiam compor em sua chapa como vice e candidato ao Senado.

Do encontro, realizado segunda-feira passada (6), participaram membros do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido formado por Jackeline Rocha, deputado federal Helder Salomão, deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito João Coser, o ex-deputado Nunes, o secretário de Finanças e Administração do Sindicomerciários (Sindicato dos Empregados no Comercio do Estado), Jakson Andrade Silva, e o professor Alexandre Oxley.

Nesta quinta-feira (9), a deputada estadual Iriny Lopes, da direção do PT, explicou que, por força de "um acordo interno, só nossa presidente fala sobre eleições. Muitas pessoas falando acabam gerando interpretações que nesse momento delicado e complexo não ajudam". Procurada, no entanto, Jackeline Rocha mantém silêncio. 

Iriny e o deputado federal Helder Salomão são dois dos integrantes da diretoria que, desde a filiação de Contarato ao partido, em fevereiro deste ano, demonstram alinhamento aos movimentos da maioria da base que defende a pré-candidatura. "Não entendo essa resistência", diz Tony Preto, do Movimento Negro Unificado, e aponta: "É um grupo fechado, meia dúzia que quer falar pelos movimentos sociais".

Para alguns ativistas, a decisão do Diretório Estadual representa um avanço na pré-candidatura de Contarato, que, apesar de evitar falar sobre o assunto abertamente, segue defendendo seu nome para concorrer com o governador Renato Casagrande (PSB). No âmbito nacional, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, marcou para até o dia 15 a decisão final, que será adotada juntamente com o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Os movimentos sociais espalhados em comitês na Grande Vitória organizam comemorações para depois da plenária, por aguardarem posicionamento favorável à pré-candidatura do senador, o que representa maior pressão junto à Nacional, sem prejudicar a campanha do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas e pode ter palanque próprio no Estado. O Comitê da Praia do Canto, por exemplo, irá prolongar até as 16 horas o "Choro na Praça", que é apresentado todo sábado na praça da feirinha, ao lado do Iate Clube.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Carlos em Domingo, 12 Junho 2022 13:10

Deus nos livre dessa gente no poder.

Deus nos livre dessa gente no poder.
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/