Domingo, 28 Abril 2024

Dirigente partidário levanta novas denúncias de irregularidade no MDB

rose_de_freitas_leonardo_sa-0519 Leonardo Sá

Mais uma denúncia envolvendo o MDB, desta vez em São Mateus, norte do Estado. O ex-presidente do diretório municipal, Aécio Matos, apontou "fortes indícios de irregularidades na convenção do partido que teria sido realizada na cidade". Juntamente com outros membros, Aécio participa de um movimento para lançar uma chapa para a convenção estadual, que deveria ocorrer até 31 deste mês, mas foi transferida para 15 de setembro.

"A ex-senadora está entregando o partido a prefeitos que são seus aliados, sem respeitar as regras, como fez em Conceição da Barra", afirma Aécio, e cita como exemplo, ainda, Colatina, Jaguaré, Vila Pavão e Montanha, na região norte e noroeste do Estado. "Não acredito que ela realize a convenção em setembro", ressalta Aécio.

Para ele, "a ex-senadora Rose de Freitas desrespeita e ignora os membros históricos e ativos do partido desde que assumiu a direção estadual do MDB. Como membro filiado, não poderia ficar calado diante da desagregação que acontece", destacou.

Aécio Matos aguarda o deferimento da solicitação que fez afim de ter acesso à relação das atas para verificar se há descumprimento do regimento interno no MDB, que proíbe filiações em bloco, como teria ocorrido em Conceição da Barra. Carlos Quartezoni, ex-presidente do diretório no município, fez o mesmo tipo de denúncia.

Segundo Aécio, a intenção é analisar os nomes dos atuais membros eleitos em São Mateus e checar com a lista oficial de filiados do MDB no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) que tem em mãos desde 15 de maio deste ano, que teria sido homologada pela ex-senadora Rose de Freitas. Esse levantamento será realizado com a participação de Sebastião Pelaes, antigo membro do partido.

Ressalta que há possíveis irregularidades em convenções realizadas pelo partido em outros municípios, com chapas cheias de vícios e problemas. Ele explica que, diante dos fatos já levantados, estão sendo preparadas ações judiciais objetivando impugnar os diretórios. "Se constatar irregularidades de filiações em bloco, bem como filiados em duplicidade no TRE, vamos solicitar judicialmente a impugnação da homologação da convenção e do diretório do MDB em São Mateus", diz Aécio.

Desde a decisão de barrar a candidatura de Guerino Zanon (PSD) ao governo, em 2022, ganharam força as articulações que iriam desaguar no alinhamento da então senadora Rose Freitas, até hoje no comando da executiva estadual, com o governador Renato Casagrande (PSB), ambos candidatos à reeleição. O projeto foi frustrado para a senadora, atualmente prestando serviços como assessora parlamentar no Senado Federal, e seguiu-se uma debandada de quadros, permanecendo o ex-deputado Lelo Coimbra, nome cogitado para concorrer à presidência da estadual e retomar o controle da legenda.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/