Segunda, 29 Abril 2024

Eleição em Pedro Canário: novas denúncias podem tirar favoritismo de Fiorot

Depois de ter o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições proporcionais de 2012, em Pedro Canário, extremo norte do Estado, o médico Antônio Wilson Fiorot (PSB) volta às urnas enfrentando três candidatos e, de quebra, acusações de irregularidades. O pleito acontece neste domingo (4). Além de Fiorot, disputam Gil Pereira, o Gil da Saúde (PR), atual prefeito interino, Marcos Robério, o Binho (PMDB) e Ronaldo Feliciano (PSOL).
 
Fiorot, apesar de ser cotado como favorito, pode não ser diplomado. Segundo o advogado Rafael Merlo Marconi de Macedo, o candidato do PSB tem poucas chances de reassumir o cargo por três motivos. 
 
O primeiro deles, segundo o advogado, é que o pedido de candidatura de Fiorot para as eleições suplementares não poderia ter sido aceito, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem decidindo reiteradamente que quem deu causa à anulação da eleição não pode participar de nova eleição, sob pena de mais uma vez a eleição ser anulada. Por isso, caso Fiorot concorra ao cargo e seja o mais votado, pode haver nova impugnação da eleição.
 
 O segundo motivo apontado por Macedo se refere ao descumprimento do prazo para o afastamento do cargo após a escolha do nome de Fiorot para concorrer à eleição em convenção partidária municipal. 
 
O advogado acrescenta ainda, como terceiro motivo, o fato de o juiz eleitoral do município não ter acolhido o pedido de impugnação, apesar da perda de prazo. 
 
Na Câmara de Pedro Canário está em andamento uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a compra superfaturada de pneus na gestão de Fiorot. Apesar das convocações, o ex-prefeito não compareceu à Casa para dar esclarecimentos necessários, o que também pesa contra ele na campanha eleitoral.  

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/