No último fim de semana, o PSDB do sul do Estado realizou mais um encontro no litoral e anunciou uma nova adesão aos seus quadros: Amanda Quinta. A prefeita de Presidente Kennedy, sul do Estado, se filiou ao partido, deixando o Solidariedade. A saída da prefeita mostra a desidratação do Solidariedade para o próximo ano.
Amanda Quinta foi eleita pelo PTB, mas em 2013, com a criação do Solidariedade, a prefeita mudou para o novo partido. Com direito à reeleição, ela migrou para o PSDB em busca de mais musculatura política e, também, de aproximação com o governador Paulo Hartung, que também estaria deixando o PMDB para entrar no ninho tucano.
Recém criado e com cerca de 200 filiados no Estado, o SD vem sofrendo baixas que podem prejudicar suas movimentações para as eleições do próximo ano. Comandado pelo deputado federal Carlos Manato, muitas lideranças que deixam o partido se queixam da falta de atenção com os mandatários.
Recentemente, o partido perdeu 12 vereadores no Estado, sendo cinco no município da Serra, entre eles a presidente da Câmara, Neidia Pimentel. Manato não tem oferecido resistência à saída dos quadros do Solidariedade, mas o fortalecimento da base é fundamental para que o partido possa crescer no Estado e garantir o espaço político para as movimentações com as demais siglas.
Para o próximo ano, a aposta mais consistente do partido é possibilidade de candidatura da deputada estadual Raquel Lessa à prefeitura de São Gabriel da Palha. Mas a impressão na cidade é de que a disputa será bem acirrada com os outros dois grupos existentes. O do prefeito Henrique Vargas (PRP), que pode disputar a reeleição, e do ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Pereira (PP).