A Justiça Eleitoral de Linhares, no norte do Estado, acatou o pedido do candidato do PSD a prefeito, vereador José Cardia, e determinou que a Rede fique na coligação dele. Sérgio Pessoti, que comandava a Rede no município e seria o vice de Cardia, vai disputar uma vaga na Câmara Municipal.
A convenção do PSD aconteceu no fim de julho, mas o candidato foi surpreendido na convenção do PPS, que tem como candidato o ex-secretário de Desenvolvimento da Cidade, Rodrigo Paneto, no dia 1 de agosto. Isso porque, houve uma intervenção na Rede, e Sérgio Pessoti foi substituído pelo primo Dam Pessoti, que compôs a vice na chapa de Paneto.
Cardia recorreu à Justiça eleitoral, que entendeu que a intervenção foi irregular e prevaleceu a decisão da convenção do PSD, que aconteceu antes da do PPS. Com o retorno da Rede ao seu palanque, Cardia ganha mais tempo de TV.
Sergio Pessotti divulgou uma carta tentando esclarecer alguns pontos da polêmica. Ele afirmou que em nenhum momento o partido autorizou Dam Pessotti a ser vice do pré-candidato do PPS, apoiado pela atual prefeito Nozinho Correa.
Já Dam Pessotti rebateu as afirmações do primo, dizendo que ele e outros membros da Comissão Municipal Provisória são os responsáveis pela condução partidária da Rede Sustentabilidade no município.