sexta-feira, abril 25, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 25, 2025
sexta-feira, abril 25, 2025

Leia Também:

Encontro de deputados com Hartung intensifica debate pelo comando da Assembleia

O governador Paulo Hartung (PMDB) recebeu os deputados estaduais na tarde dessa quarta-feira (14) para discutir a votação do Orçamento do Estado, que acontecerá na próxima semana. O encontro serviu também para movimentar os debates em torno da eleição da nova Mesa Diretora da Casa, que acontece em fevereiro. Os parlamentares expuseram para o governador o desejo de harmonia entre os poderes, mas não querem abrir mão da prerrogativa de escolher a presidência do Legislativo. 
 
Os deputados deixaram claro para o governador que a maioria do plenário não deseja fazer oposição ao Palácio Anchieta. Ao contrário, sinalizaram que desejam harmonia entre os poderes. Mas ao mesmo tempo querem independência no processo de escolha da nova Mesa Diretora e na ocupação dos cargos importantes na Casa, como a presidência das comissões permanentes. 
 
Nesta quinta-feira (15), o encontro é com os deputados eleitos e entre eles haveria o mesmo desejo. Mas o encontro cria expectativas na classe política. Embora a impressão passada pela foto do encontro e as declarações dos deputados que estiveram no Palácio Anchieta nessa quarta fossem de total adesão ao governo, os deputados querem separar harmonia de submissão.
 
Os deputados mais experientes querem evitar o que aconteceu nas eleições internas do período de Hartung, em que o nome apoiado pelo governador era imposto e aceito pelos parlamentares, sem contestação. A partir do encontro dessa quarta, o processo de escolha da nova Mesa Diretora deve se intensificar na Assembleia. A discussão que ocorria nos bastidores da Casa agora ganha também a participação do governador.
 
Quanto à manifestação de Theodorico Ferraço (DEM) de que ele seria o candidato do governador, a impressão dos deputados é de que o atual presidente da Casa tenta convencer os parlamentares de que ele é o único nome em condições de criar una relação de igual para igual com o Executivo. 
 
Ferraço não tem feito campanha explicita, tem esperado que o cenário se coloque em seu favor. O deputado eleito Guerino Zanon (PMDB) parece ter entendido que não haveria clima para seu retorno ao comando do Legislativo e já estaria arremetendo sua candidatura. 
 
A possibilidade de uma candidatura do deputado Josias Da Vitória (PDT) também parece distante neste momento. O grupo de deputados que vinha discutindo o processo na Casa sofreu a interferência do presidente do PDT, Sérgio Vidigal, e da cúpula do PT Estadual. Quanto ao pedetista, o grupo teria conseguido contornar a situação, evitando que Vidigal intervenha no processo. O PT, que também ensaiava “meter a colher” no processo, hoje enfrenta dificuldade pelo fato de a bancada petista estar isolada na Casa.

Mais Lidas