domingo, janeiro 26, 2025
31.6 C
Vitória
domingo, janeiro 26, 2025
domingo, janeiro 26, 2025

Leia Também:

Estado elege pela primeira vez uma mulher para o Senado

Rose de Freitas é a primeira candidata eleita no Espírito Santo para ocupar uma vaga no Senado. A deputada federal de seis mandatos começou a campanha atrás, mas cresceu na disputa, levando a vaga. A surpresa ficou na segunda posição. O ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), que começou o pleito liderando a corrida eleitoral, terminou em terceiro.
 
Rose encerrou a disputa com 46,23% dos votos. Em segundo ficou o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), com 31,11%. Coser teve 20,16%. André Moreira (PSOL) alcançou 1,90% dos votos e Raphel Furtado (PSTU) teve menos de 1% dos votos. 
 
Esta é a primeira vez que uma mulher chega ao Senado pelo voto, já que Luiza Toledo (PMDB) e Ana Rita Esgário (PT) ocuparam os cargos na suplência de José Ignácio Ferreira e Renato Casagrande, respectivamente. 
 
Além do bom desempenho no interior, que já era aguardado pelo mercado político, a peemedebista teve um ótimo desempenho na Grande Vitória, onde dividiu a preferência do eleitor com Neucimar Fraga, que liderou a votação em Vila Velha, Cariacica e Serra. 
 
Rose viveu momentos difíceis na eleição, logo no início, quando começou atrás na disputa, quando foi abandonada pelo governador eleito Paulo Hartung (PMDB). Na reta final, com o crescimento da candidata, Hartung voltou a caminhar com ela. 
 
A candidata começou a crescer a partir do momento em que Rose passou a criticar Coser, mostrando denúncias de improbidade administrativas ligadas ao ex-prefeito de Vitória. Já o petista, se desgastou ao atacar a peemedebista, criticando a origem paulista do suplente, Luiz Pastore, e questões pessoais da candidata. 

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, a senadora eleita afirmou que não guarda mágoa de seus adversários em relação ao endurecimento da disputa na reta final, mas declarou que vai pedir uma resposta na Justiça contra o ex-prefeito de Vitória João Coser, porque acredita que ele foi além do debate eleitoral e atingiu sua hora, questionando seu caráter.

Quanto à parceria com o ex-governador Paulo Hartung, Rose admitiu que a relação de Hartung com Coser e Neucimar era mais antiga e que iniciou o processo eleitoral sozinha, mas que o trabalho com suas bases lhe rendeu resultados eleitorais satisfatórios.

A parlamentar que recebeu um telefonema do vice-presidente do PMDB, Michel Temer, parabenizando pela eleição, disse que não pensa em disputar a presidência da Casa, mas vai brigar por espaço político na Mesa para garantir o aumento da representatividade do Estado no Senado.

Rose também falou do relacionamento com a bancada, que segundo ela, sempre foi boa, mas que ao lado de Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR) vão buscar o fortalecimento do Estado dentro da linha de retomada do crescimento, do governador eleito Paulo Hartung.

Mais Lidas