sábado, abril 26, 2025
25.5 C
Vitória
sábado, abril 26, 2025
sábado, abril 26, 2025

Leia Também:

Euclério reapresenta projeto para instalação de telas de proteção na Terceira Ponte

O deputado Euclerio Sampaio (PDT) está disposto a não deixar o governo Estado e a Rodosol em paz em 2017. O pedetista apresentou novamente o projeto de lei que pede a instalação de grades, telas, redes ou qualquer outro meio de proteção que impeça os suicídios na Terceira Ponte. O assunto é espinhoso e se tornou a principal bandeira do parlamentar, trazendo um certo constrangimento para o governo.

Isso porque o apelo popular da matéria é grande e o governo não tem um argumento convincente para vetá-la. O problema é que qualquer instrumento de proteção seria um projeto muito caro, que imporia à concessionária um gasto extra grande.

Como Euclério não nada com isso, protocolou na Assembleia o Projeto de Lei (PL) 2/2017, que pede a instalação de grades, telas, redes ou qualquer outro meio de proteção que impeça os suicídios. ???No Espírito Santo, o local com mais registros de suicídio é a Terceira Ponte e, até o momento, nenhuma ação eficiente foi realizada para evitar os óbitos. Enquanto isso, a deslumbrante ponte se torna um cartão postal do sofrimento e da morte do povo capixaba???, argumenta o pedetista na justificativa do projeto. 

Em 2016, Euclério quase conseguiu aprovar o projeto, a matéria foi arquivada por nove votos contra oito, depois que a liderança do governo conseguiu convencer os parlamentares que o Palácio Anchieta não queria a aprovação da matéria para não ter que vetá-la depois. O líder do governo na Assembleia, deputado Gildevan Fernandes e o vice-líder, Erick Musso, ambos do PMDB,  alegaram que o projeto era inconstitucional e convenceram o número necessário de colegas para que a matéria não fosse à frente.

A proposição prevê que o instrumento escolhido para ser instalado na Terceira Ponte ??? rede, tela, grade ou outro ??? seja de difícil escalada e aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) como forma de atestar a eficiência do dispositivo.

Um dos argumentos do pedetista para ratificar a importância da proposição é o fato de o Conselho Regional de Psicologia (CRP-16ª) ter divulgado uma Carta Aberta à concessionária da Ponte e à Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) solicitando a instalação de proteção no local. Também assinaram a carta o Conselho Regional de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e outras entidades.

Mais Lidas