Sábado, 27 Abril 2024

Euclério Sampaio toma posse em Cariacica e anuncia medidas na área da saúde

euclerio_posse_redesociais Redes sociais

Euclério Sampaio (DEM) deu início a sua gestão à frente da Prefeitura de Cariacica nesta sexta-feira (1) . A posse ocorreu na Câmara de Vereadores e, na ocasião, também foram empossados os vereadores eleitos e reeleitos para a 19ª legislatura, além de ter sido escolhida a Mesa Diretora e as comissões permanentes para o biênio 2021 – 2022. Durante a solenidade, o prefeito anunciou algumas medidas que contemplam áreas como saúde, obras e limpeza urbana. 

Em seu discurso de posse, Euclério Sampaio destacou que um dos seus objetivos é "fazer Cariacica tão boa ou melhor do que os outros municípios da Grande Vitória na saúde, educação, segurança e infraestrutura". 

A maior parte das medidas anunciadas pelo prefeito foi na área da saúde, como a seleção de 350 agentes comunitários de saúde; dobrar o número de equipes de Saúde da Família, que hoje são 24, nos primeiros 100 dias de governo e chegar a 100 equipes no final de 2021; ampliar o horário de atendimento de cinco unidades de saúde; implantação de agendamento online de consultas; implantação do Programa Melhor em Casa, que proporciona internação em domicílio; implantação do Consultório de Rua, que tem foco na população em situação de rua.

O prefeito também anunciou programa de educação permanente em saúde, com qualificação para os servidores da área; programa Nascer Saudável, para atendimento integral à saúde materna e infantil; serviço de Telemedicina; implantação do programa Meu Especialista; e reabertura de todas as salas de vacina das unidades de saúde, mas não entrou em detalhes sobre ações de vacinação para a Covid-19. 

Euclério também apontou o do início da elaboração do projeto de revitalização da praça de Campo Grande, a partir da próxima segunda-feira (4). De imediato, afirma o prefeito, será feita capina, pintura de meio fio e varrição em toda a cidade, começando pela BR-262, na entrada da cidade.

"Vamos no cartão de visita da cidade, em Jardim América, que faz divisa com Vitória e Vila Velha", diz. Outra ação imediata, segundo o prefeito, será a drenagem de valões, como os de Nova Brasília, Flexal e Jardim América. "A gestão será descentralizada. Estaremos em Padre Gabriel, em Flexal, assim como em Jardim América, Campo Grande e Porto de Santana", afirmou, referindo-se a bairros mais periféricos e centrais.

O deputado estadual Marcelo Santos, um dos principais apoiadores de Euclério Sampaio durante as eleições, compareceu à solenidade de posse. Segundo o prefeito, o parlamentar auxiliará um projeto de revitalização da orla de Porto de Santana. Outros parlamentares do município com os quais Euclério Sampaio afirma contar em sua gestão são Janete de Sá (PMN) e José Esmeraldo (sem partido). Euclério destacou, ainda, que o governador Renato Casagrande (PSB) irá publicar, na próxima semana, edital de obras na Avenida América, em Jardim América. 

Após a posse, o prefeito foi para a sede da Prefeitura assinar os decretos de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e regularização do Código de Posturas. 

Secretariado

No Diário Oficial, foi divulgada a composição do secretariado. O prefeito já havia confirmado os nomes de Manoel Messias Donato para a secretaria de Governo; José Roberto Martins Aguiar na secretaria de Educação; e Carlos Renato Martins, em Finanças; sendo que os dois últimos já estavam a frente das respectivas pastas na gestão do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (Cidadania). Embora na solenidade de posse o prefeito tenha anunciado o nome de Roberta Goltara para a secretaria de Saúde, no Diário consta o de Manoel Messias Donato como interino. 
Posse do secretariado. Foto: PMC

As pastas de Gestão, Serviços, e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente serão assumidas interinamente por Shymene Benevicto de Castro, Edson Esperidião e Luciana Tibério Gomes, respectivamente. Os demais secretários serão Jorge Eduardo de Araújo Saadi, em Controle e Transparência; Danyelle de Souza Lírio, na Assistência Social; Sérgio Luiz Côgo, em Esporte e Lazer; Nilson Basílio Teixeira, em Agricultura e Pesca; Weverton Santos Moraes, em Obras; e Claudio Victor, na Defesa Social; e Nínive Alécia Coutinho Santos Antunes, irmã do deputado Marcelo Santos, na Cultura. Denise Machado Jacinto, que foi secretária de Comunicação na última gestão, pasta extinta por Juninho, consta no documento como assessora especial de gabinete, lotada na Secretaria de Governo. 

Quanto às autarquias, Armando Garcia Nogueira presidirá o Instituto de Desenvolvimento do Munícipio de Cariacica (Idesc), e Cristina Zardo Calvi, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPC). Ainda no IPC, um dos quadros nomeados é Celso Andreon, que foi vereador na última legislatura, candidato a prefeito nas últimas eleições e aliado de Euclério no segundo turno. Ele ocupará o cargo de diretor técnico previdenciário.

Eleição da Mesa Diretora

Após a posse dos vereadores e prefeito, foi eleita por unanimidade a Mesa Diretora da Câmara, cuja eleição contou com chapa única. Presidirá a Mesa Diretoria do biênio 2021 – 2022 da 19ª legislatura o vereador Lelo Couto (DEM), um dos principais apoiadores de Euclério Sampaio.

Os demais componentes são Edson Nogueira (Pode), 1º vice-presidente; Renato Machado (Avante), 2º vice-presidente; Edgar do Esporte (PSL), 1º secretário; Paulo Foto (Pros), 2º secretário; e Flávio Roberto (PSB), 3º secretário. O líder do governo será o vereador César Lucas (PV).

Os demais vereadores eleitos são Netinho (DC), Cleidimar Alemão (Pros), Wesley Moreira Souza da Silva (DEM), Leo do Iapi (PDT), Sérgio Camilo (PRTB), Juquinha (PMN), Mauro Durval (Cidadania), André Lopes (PT), Amarildo Araújo (PSB), Romildo Alves (PP), Broinha (PMN) e Marcelo Zonta (Cidadania).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Idelfonso da Vitória em Sexta, 01 Janeiro 2021 14:53

Uma mensagem de Esperança


Acredito que os moradores do município de Cariacica, já vivenciaram de tudo, e nada melhor que o recém empossado prefeito, no prazo de 100 dias, possa demonstrar a que veio, trazendo a sua gestão, uma intolerância a corrupção, más práticas políticas-administrativa, e sobre tudo, atacar os problemas imediatos que são os atendimentos urgentes de um bom serviço de saúde e segurança pública, sobre tudo, uma política voltada a atacar as causas da violência contra a mulher.
Acredito que a implantação polos de desenvolvimento industrial e de bens de serviços, possa ser um dos alvos do novo prefeito.
Deixo uma mensagem de esperança ao prefeito Euclerio Sampaio, que possa atrair investimentos para o município.

Uma mensagem de Esperança Acredito que os moradores do município de Cariacica, já vivenciaram de tudo, e nada melhor que o recém empossado prefeito, no prazo de 100 dias, possa demonstrar a que veio, trazendo a sua gestão, uma intolerância a corrupção, más práticas políticas-administrativa, e sobre tudo, atacar os problemas imediatos que são os atendimentos urgentes de um bom serviço de saúde e segurança pública, sobre tudo, uma política voltada a atacar as causas da violência contra a mulher. Acredito que a implantação polos de desenvolvimento industrial e de bens de serviços, possa ser um dos alvos do novo prefeito. Deixo uma mensagem de esperança ao prefeito Euclerio Sampaio, que possa atrair investimentos para o município.
RONALDO CHAGAS em Domingo, 03 Janeiro 2021 07:59

Cariacica inicia um novo tempo. Honestidade e transparência, capitaneado pela união em prol de uma cidade melhor.

Cariacica inicia um novo tempo. Honestidade e transparência, capitaneado pela união em prol de uma cidade melhor.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/