terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Evair de Melo é titular da Comissão de Impeachment da Câmara

O deputado federal Evair de Melo (PV) será o titular da comissão especial instaurada na Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira (17). O grupo vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os deputados Lelo Coimbra e Paulo Foletto são suplentes de seus partidos, respectivamente, PMDB e PSB.
 
O parlamentar capixaba foi confirmado como membro titular da comissão, indicado pelo PV. O que pode estancar o processo de migração do deputado para outro partido. Evair estava conversando com o PSDB, e também mantinha negociações com o PSD. Uma vez indicado pelo PV para a comissão, o deputado pode acabar ficando no partido. 
 
A comissão é formada por 65 deputados titulares e outros 65 suplentes. Na votação foram 433 parlamentares favoráveis e um contrário à chapa. O voto contrário foi o do deputado José Airton (PT-CE). Havia 435 parlamentares em plenário. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não votou. 
 
Após a formação da comissão, a presidente Dilma terá dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado terá cinco sessões para votar parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment.
 
A chapa foi aprovada nominalmente, em turno único. A distribuição das vagas foi definida de acordo com o tamanho dos partidos na Câmara. Com a janela partidária que permite que até amanhã (18) seja feita a troca de legendas sem sanções para os parlamentares, a Mesa Diretora da Casa redistribuiu o número de vagas por todos os partidos. 
 
A última vez que o plenário da Câmara elegeu uma comissão especial para analisar um pedido de impeachment foi em 1992. Tanto Evair de Melo quanto Lelo Coimbra e Paulo Foletto são favoráveis ao impeachment. Os únicos parlamentares favoráveis ao governo federal na bancada capixaba são os dois deputados do PT, Helder Salomão e Givaldo Vieira e o deputado Jorge Silva (PHS).  

Mais Lidas