terça-feira, janeiro 21, 2025
25.5 C
Vitória
terça-feira, janeiro 21, 2025
terça-feira, janeiro 21, 2025

Leia Também:

Ex-candidatos a prefeito desfazem aliança e disputam o mesmo espaço em Guarapari

A aliança formalizada entre o PSDB e o PSB de Guarapari na disputa municipal de 2016, com projetos futuros de emplacar candidato a deputado estadual em 2018 e a prefeito em 2020, foi desfeita.
 
Os dois protagonistas da coligação se separaram e agora disputam o mesmo espaço para alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Com esse cenário, a sucessão na Prefeitura de Guarapari poderá ter os dois como adversários.
 
Os candidatos a prefeito do município, Carlos Von Schilgen Ferreira, hoje subsecretário de Turismo de Vila Velha, e o ex-vereador Gedson Merízio, derrotados pelo prefeito Edson Magalhães (PSD) por apenas 154 votos, estão cada um na chapa de seus partidos como pré-candidatos à Assembleia. 
 
Na eleição de 2012, Merízio foi o vereador mais votado de Guarapari e, dois anos depois, teve boa votação para deputado federal, somando 17 mil votos no Estado – 15.404 só no município. Já Carlos Von, em 2014, eleição extemporânea no município, perdeu por pouco mais de mil votos para Orly Gomes (DEM), candidato apoiado por Edson Magalhães.  
 
O bom desempenho dos dois motivou, em 2016, o fechamento da coligação para tentar alternar o poder em Guarapari, dominado pelo atual prefeito há anos, ampliando para disputas futuras. 
 
Como Von foi o candidato no ano passado, Merízio seria agora à Assembleia, e vinha trabalhando seu nome desde o ano passado, como representante de Guarapari e litoral sul do Estado.
 
“Era uma aliança para defender os interesses de Guarapari, que nunca teve uma representação à altura, e não um projeto individual”, destaca.
 
No entanto, no andamento das composições partidárias, Carlos Von foi acolhido pelo prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), e decidiu trabalhar para também conquistar uma cadeira na Assembleia.
 
Integrante da ala do ninho tucano que tem também o ex-prefeito de Vitória e primeiro suplente na Câmara dos Deputados, Luiz Paulo Vellozo Lucas, cotado como candidato a federal, Von encontraria campo para consolidar seu projeto. No entanto, o que circula no mercado político é que ele conversa com legendas menores para evitar riscos e garantir a cadeira no legislativo estadual.

Mais Lidas