Sábado, 18 Mai 2024

Ex-prefeitos são principais ameaças da eleição proporcional em 2014

Ex-prefeitos são principais ameaças da eleição proporcional em 2014

A decisão da Justiça em favor do ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães (DEM) na semana passada acendeu um sinal de alerta na Assembleia Legislativa. Com o desgaste político da Casa e o fortalecimento de alguns nomes que buscam se recolocar no mercado em 2014, pode haver muita dança das cadeiras em nível federal e estadual.



Magalhães é um dos nomes cotados para disputara a Assembleia e em dobradinha com o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), que pode disputar a Câmara, tem condições de ser um dos campeões de votos na estadual. Ele ainda não está liberado, mas os recursos na Justiça podem acabar colocando o ex-prefeito no páreo e fortalecer a chapa do DEM.



Outro ex-prefeito que assusta os atuais deputados é Guerino Zanon (PMDB), de Linhares. Com o desempenho nada satisfatório do atual prefeito Nozinho Correia (PDT), ele tem grandes chances de se eleger também com alta votação.



Prefeita de São Gabriel da Palha, no noroeste do Estado, por dois mandatos, e muito bem avaliada em sua gestão, Rachel Lessa (PSD) pode fortalecer a chapa do  partido e garantir a vaga na Assembleia, dependendo da composição que o partido fará em 2014.



Também do PSD, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TCES) Enivaldo dos Anjos é ex-prefeito e vai depender do desempenho do prefeito de sua base, Barra de São Francisco, mas Enivaldo ampliou seu campo de atuação e também pode surpreende em 2014.



No PSDB, há dúvidas sobre o caminho de duas estrelas do partido, mas a expectativa dos meios políticos é de que os ex-prefeitos de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e de Vila Velha Max Filho disputem a eleição estadual, para ficarem mais próximos de seus eleitores e poderem se credenciar para a disputa municipal de 2016.



No campo federal também há muita expectativa em relação a ex-prefeitos. Sérgio Vidigal (PDT) perdeu a eleição na Serra em 2012, mas está cotado para ser um dos mais bem votados para a Câmara dos Deputados no próximo ano.



O ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV) viu suas chances de se eleger para a Câmara dos Deputados aumentarem depois da péssima ideia de seu sucessor, Rodney Miranda (DEM) de viajar para o exterior em meio às chuvas que alagaram o município.  



O ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão (PT) é outro nome que vai disputar a Câmara com chances de eleição no próximo ano. O problema é que o PT tem outros nomes na disputa, como a da deputada federal Iriny Lopes e do vice-governador Givaldo Vieira, tornando a disputa mais acirrada para ele.



Além dos ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de votação alta em 2012 também estão se movimentando para disputar a eleição de 2014. A expectativa tanto na Assembleia quanto nas Câmaras é de uma grande renovação.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/