quarta-feira, janeiro 22, 2025
29.9 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 22, 2025
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Leia Também:

Executiva do PT se reúne para discutir últimos acontecimentos em Vila Velha

Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Vila Velha vão se reunir no início da noite desta segunda-feira (23), para discutir os últimos acontecimentos no município. Apesar da pauta da reunião extraordinária da Executiva da sigla não indicar o exame de medidas contra o prefeito Rodney Miranda (DEM), a convocação foi motivada pela repercussão da viagem do demista, que deixou o município sem comando após ter se ausentado por conta de uma viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Mesmo com o retorno do prefeito nesse domingo (22), a reunião do comando petista canela-verde – marcada no sábado (21) – acabou sendo mantida para esta segunda-feira, na sede do partido. No edital de convocação, reproduzido nas redes sociais, a nova presidente do diretório municipal, Marta Gagno Intra, afirma que a “luta e ajuda ao povo canela-verde era a tarefa política do partido neste Natal”.

Fontes ouvidas pela reportagem não descartam a deliberação de novas medidas oriundas de partidos políticos contra Rodney. Na última sexta-feira (20), logo após a divulgação das primeiras notícias sobre a viagem do demista, a direção do PCdoB anunciou que estuda pedir o impeachment do prefeito. A ação teria como base o fato do prefeito ter se ausentado do município sem a autorização da Câmara dos Vereadores e a transferência do cargo para o vice-prefeito, Rafael Favatto (PEN).

Nesse final de semana, o presidente da Casa, vereador Ivan Carlini (DEM), informou que o prefeito comunicou à Mesa Diretora sobre a viagem. No entanto, a reportagem apurou que os vereadores não aprovaram em plenário qualquer tipo de autorização para a realização da viagem. Rodney alega que não precisaria se justificar em função da ausência ser inferior ao período de 15 dias, que trata a Lei Orgânica municipal.

Entretanto, juristas entendem que a viagem para o exterior poderia sim ser configurada como um afastamento das atividades, que não tem previsão de prazo legal às luzes da norma. Para isso, citam o caso dos deputados estaduais, que precisam comunicar à Mesa Diretora da Assembleia quando vão realizar viagens ao exterior, mesmo no período inferior àquele necessário para a convocação do suplente.

A reportagem ouviu vereadores do município, que relatam terem sido informados da viagem, porém, em um contexto bem diferente. A “comunicação” teria ocorrido anteriormente – e não na última quinta-feira (19), data da viagem do prefeito –, quando o demista solicitou o apoio dos edis para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) até o dia 18 porque teria planos de viajar com a família. Os vereadores devem aproveitar as duas últimas sessões, marcadas para esta terça-feira (24) e para o dia 31, para estudar a situação do prefeito.

Críticas

A falta de planejamento em relação às chuvas no município também foi alvo de críticas da senadora Ana Rita (PT), que não chegou a citar expressamente a viagem de Rodney. “Essa situação deixa qualquer um indignado, pois há décadas as enchentes se repetem, sem sinais de solução. Há ausência de planejamento, ações paliativas e imediatistas em detrimento de medidas consistentes, capazes de enfrentar os problemas estruturais”, criticou a senadora, que é ex-vereadora do município.

Em nota publicada em seu site, a senadora petista também criticou a omissão do poder público em relação aos loteamentos clandestinos, bem como a falta de intervenções e obras necessárias para evitar os transtornos decorrentes das chuvas, como a área inundada no bairro de Cobilândia, uma das mais afetadas no município de Vila Velha.

Mais Lidas