domingo, agosto 10, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, agosto 10, 2025
domingo, agosto 10, 2025

Leia Também:

Expresso: A briga pelas vagas no Senado

Mandato de Marcos do Val, que pode ser suspenso, é uma dos que estará em disputa em 2026

O Expresso traz um resumo dos principais acontecimentos da semana a partir do olhar crítico do Século Diário. Confira os destaques e clique nos links para acessar as reportagens completas:

Do Val na corda bamba

Nem que seja como piada, o senador capixaba Marcos do Val (Podemos) tem conseguido chamar a atenção da imprensa e da política nacional. O uso de tornozeleira eletrônica pelo senador, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, depois de uma viagem de 10 dias do parlamentar aos EUA sem autorização, não passou pelo plenário da Casa, o que causou insatisfação.

Um acordo poderia livrar Do Val do acessório mas de forma amarga. Nele, Moraes afrouxaria as medidas preventivas contra o político do Podemos e em seguida a Mesa Diretora do Senado suspenderia seu mandato por seis meses. Assim, quem assumiria o cargo até início de 2026 seria a pedagoga Rosa Márcia Foerste da Silva, do Cidadania, novata na política mas de posições distintas das de Do Val.

A disputa por duas das três cadeiras capixabas no Senado no ano que vem, incluindo a de Do Val, está acirrada. O deputado estadual Callegari (PL), que não teve apoio partidário para sua candidatura, declarou que sairá do partido – o rumo pode ser o DC, agremiação muito menor, mas que lhe dará garantia de concorrer ao Senado. Reportagem conta quem mais está no páreo nessa briga. Um dos pré-candidatos foi acusado de defender interesses familiares no Congresso Nacional.

Petróleo não melhora indicadores em municípios impactados

O Século Diário repercutiu reportagens da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, que destacam o município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, como emblemático. Pese ser o município com maior valor arrecadado em royalties de petróleo per capta, o local tem os piores índices sociais do Estado em dez indicadores

O boom petrolífero, explorado principalmente offshore, em alto mar, também causa impactos diversos em terra. O maior deles é a construção do Porto Central, que foi tema da homília do bispo de Cachoeiro de Itapemirim na última terça-feira durante a Festa de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, que acontece há 275 anos, com uma das maiores procissões do Estado. A igreja, que é patrimônio cultural do Estado, ficará isolada em meio ao empreendimento que teve início no final do ano passado. Ativistas também alertam para os grandes impactos socioambientais para a região.

PMPK

Lei Antigênero na justiça

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) notificou o Governo do Estado e as procuradorias estadual e da Assembleia Legislativa para que se manifestem dentro de cinco dias sobre o pedido de suspensão da chamada Lei Antigênero, aprovada pelo legislativo e sancionada diante da não manifestação do governador. A lei permite que pais e responsáveis possam vedar a participação de filhos ou dependentes em atividades nas escolas. Embora não tenha se manifestado quando deveria, vetando a lei, o governador Renato Casagrande (PSB) se manifestou posteriormente contrário à medida.

Professores e servidores aprovam estado de greve

Os servidores públicos estaduais aprovaram estado de greve no Espírito Santo e convocaram ato para o próximo dia 27, tendo entre suas pautas principais a reestruturação das carreiras, tema sobre o qual o Sindipúblicos, representante da categoria aguarda retorno do governo do Estado. Em Vila Velha, os professores da rede municipal também declararam estado de greve e marcaram ato para o dia 14, cobrando cumprimento do piso salarial e melhores condições de trabalho. Em São Mateus, servidores rejeitaram proposta de reajuste da prefeitura.

De olho na política

Auxílio alimentação em Vitória, corregedoria em Cariacica e veto na Ales

Em Vitória, os vereadores aprovaram na segunda-feira um auxílio-alimentação no valor de R$ 1,2 mil, que teve votos contrários de apenas dois legisladores. Na quarta–feira, a Câmara Municipal de Cariacica instaurou Corregedoria para análise de pedido de impeachment movido por Sérgio Camilo (União) contra a vereadora Açucena (PT). Na Assembleia Legislativa, deputados vão analisar vetos de Casagrande a uma lei sobre violência nas escolas.

Outras lutas

Guardas ambientais, Cozinha Solidária e Restaurante Universitário

O Sindipúblicos denuncia o déficit de guardas ambientais no Estado, o que pode ameaçar a proteção das Unidades de Conservação. Cozinha Solidária vai ser inaugurada em novembro no Centro de Vitória. Estudantes da Ufes tiveram conquistas de reivindicações históricas em relação ao Restaurante Universitário. Conferência LGBTQIA+ cobra PrEP descentralizado e acesso à saúde.

TV Século

Congo em Cariacica e luta por moradia

Nos programas de videocast da TV Século, duas novas entrevistas estão disponíveis. No Raiz Capixaba, Mestre Ezequiel e o pesquisador Vinícius Caloti falam sobre o congo de Cariacica. Na Entrevista do Século, Adriana Paranhos, a Baiana fala sobre a organização popular e as ameaças sob a comunidade de Vila Esperança, formada a partir de uma ocupação na Região 5 em Vila Velha.

Mais Lidas