segunda-feira, julho 7, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 7, 2025
segunda-feira, julho 7, 2025

Leia Também:

Expresso: Arnaldinho encontrou seu partido?

Mais: vereador promete queimar pneus em protesto; Restaurante Popular de Vitória vai reabrir?

O Expresso traz um resumo dos principais acontecimentos da semana a partir do olhar crítico do Século Diário. Confira os destaques e clique nos links para acessar as reportagens completas:

Arnaldinho conversa com o Novo

Um das novidades da política na semana passada foi o “flerte” do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido desde que saiu do Podemos), com o Novo. Ele esteve em São Paulo na última quinta-feira (3) e conversou com o presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro. O partido é pequeno nacionalmente e menor ainda a nível estadual, de modo que o Arnaldinho seria um grande cabo eleitoral e teria caminhos abertos para sua candidatura ao governo do Estado. O prefeito vem encontrando vários obstáculos para fechar com algum partido de maior envergadura. A coluna Socioeconômicas analisa a situação. Porém, sua entrada no Novo embolaria outra articulação do partido, com o PL de Magno Malta. O “climão” de Arnaldinho com o PSD, aparentemente foi resolvido e a paz foi selada numa foto com armas – mas sem tiros.

Redes Sociais

‘Serra não é pinicão de Vitória’

O projeto do Governo do Estado, Companhia Espírito-Santo de Saneamento (Cesan) e ArcelorMittal que prevê o transporte de esgoto de Vitória para ser tratado na Serra continua provocando polêmica neste município. Na terça-feira (1º), foi realizada audiência pública com o título “Serra não é pinicão de Vitória”, na Câmara de Vereadores serrana. O projeto, orçado em R$ 240 milhões junto a um consórcio multinacional, atende a interesse da Arcelor para uso de águas de reúso. Com o clima quente da casa legislativa, o vereador Leandro Ferraço (PSDB) prometeu até protestar na frente da empresa: “Se a Arcelor continuar com essa autorização, pode contar comigo, nós vamos queimar pneu na portaria. Pode contar comigo, pode contar com esse vereador. Os pneus é comigo, eu levo”. 

Restaurante Popular de volta na Capital?

Fechado há quase nove anos, o Restaurante Popular de Vitória ganhou uma nova previsão para reinauguração: o próximo mês de agosto. A primeira promessa da gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi para julho de 2024, depois para o primeiro semestre de 2025. Agora resta saber se a nova promessa será cumprida. O restaurante será gerido por uma ONG de Santa Catarina que é investigada por irregularidades e suspeitas de corrupção.

Antigo leprosário: preservação ou novo polo industrial?

A notificação da Prefeitura de Cariacica para a retirada de moradores da antiga região do Hospital Pedro Fontes, em Padre Mathias, foi pauta importante na semana. A Defensoria Pública do Espírito Santo recomendou a não remoção das famílias na área que pertencia ao Governo do Estado mas foi municipalizada em dezembro de 2023. Parte do local, que recebia pessoas com hanseníase internadas compulsoriamente, configura um sítio arqueológico tombado a nível estadual, mas a prefeitura quer transformar a região em um polo industrial. Professores da Universidade Federal do Estado (Ufes) apresentaram uma proposta na Assembleia Legislativa para valorização e difusão da história do antigo Leprosário de Itanhenga, como era chamado.

De olho na política

Aumento para procuradores, carreira de servidores e mudanças na Câmara de Colatina

Na Assembleia Legislativa, foi aprovada a proposta de aumento de 10% dos salários de procuradores do Estado, que recebeu críticas por privilegiar categoria da elite. Enquanto isso, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) prepara estudo sobre reestruturação das carreiras dos servidores, que protestaram em frente à nova sede do órgão. Em Colatina, composição da Câmara pode mudar depois de anulação de votos de partido por conta de fraude na cota de gênero. Em Cariacica, a única vereadora mulher respondeu na tribuna sobre pedido de cassação de seu mandato, lido na sessão da última segunda-feira (30).

Outras lutas

Plebiscito, paralisação de professores, júri popular, cota para trans

Um plebiscito popular traz como pautas o fim da escala 6×1, taxação de super-ricos e isenção de imposto de renda. Em São Mateus, professores realizaram paralisação pelo cumprimento do piso salarial. O assassinato de um jovem na Rua da Lama, em Vitória, vai a júri popular e amigos e familiares prometem protestos na ocasião do julgamento. Na área da cultura, matéria conta sobre a realização da Teia Nacional Cultura Viva em Aracruz. Na Ufes, grupo de trabalho discute cotas para pessoas trans e travestis para ingresso na Universidade a partir do próximo ano.

TV Século

Ethel Maciel é entrevistada da semana

A Entrevista do Século nesta semana é com a epidemologista e professora da Ufes Ethel Maciel. Depois de participar de uma atividade na Organização Mundial de Saúde (OMS), ela conta sobre o clima de apreensão no órgão das Nações Unidas depois da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e diante dos desafios para a saúde a nível global. Ela também fala de sua experiência no Ministério da Saúde e comenta como avalia o processo em que não foi indicada para a reitoria da Ufes mesmo tendo sido a mais votada pela comunidade acadêmica.

Mais Lidas