sexta-feira, julho 11, 2025
22.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 11, 2025
sexta-feira, julho 11, 2025

Leia Também:

Expresso: João Coser no comando do PT capixaba

Mais: Lula no Espírito Santo; Assumção com Arnaldinho?; políticas para pessoas idosas

O Expresso traz um resumo dos principais acontecimentos da semana a partir do olhar crítico do Século Diário. Confira os destaques e clique nos links para acessar as reportagens completas:

João Coser vai presidir PT no Espírito Santo

O deputado estadual João Coser levou a melhor na disputa pelo comando do PT no Espírito Santo. Em uma frente ampla com outros grupos do partido, ele saiu vitorioso contra a deputada federal Jack Rocha. Curiosamente, o grupo de Coser tinha sido o fiel da balança para garantir a vitória de Jack no pleito anterior. Mas o ex-prefeito mudou de lado e derrotou a atual presidente, numa disputa interna que aponta para as eleições de 2026, quando ambos pretendem disputar vaga na Câmara Federal. Por meio de um acordo entre tendências internas, os dois primeiros anos de mandato serão exercidos por Coser, e a segunda metade do mesmo terá a deputada estadual Iriny Lopes, de outra tendência, na presidência estadual do partido. As eleições internas do PT, o chamado PED, elegeram também as direções nacionais e municipais, que repercutiram entre políticos capixabas, inclusive de outros partidos.

Coalização entre vários grupos levou à vitória de Coser e Iriny para prsidência do PT estadual. Foto: Redes Sociais

Agora vai!

Depois de três adiamentos, finalmente a vinda do presidente Lula (PT) ao Espírito Santo foi confirmada para esta sexta-feira. Entre as agendas está um encontro com atingidos pelo crime socioambiental da Samarco-Vale/BHP em Linhares. Na quinta-feira, em visita ao mesmo município, uma comitiva de ministros anunciou a liberação de recursos e a criação de uma mesa de negociação com os atingidos (foto abaixo). A vinda de Lula acontece em meio ao polêmico anúncio do presidente estadunidense Donald Trump de taxação de 50% para importação de produtos brasileiros, ameaça que foi criticada pelo governador Renato Casagrande (PSB)

Capitão Assumção fora do PL?

A coluna Socioeconômicas destaca a recente mudança de posicionamento do deputado estadual Capitão Assumção (PL). Antes ferrenho opositor do governador Renato Casagrande (PSB), ele vem amenizando as críticas e “arrastando as asas” para o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (sem partido), que tenta viabilizar seu nome para a sucessão ao governo do Estado. Tudo isso tem o colocado em rota de colisão com seu partido, comandado no Espírito Santo pelo senador Magno Malta. Em Brasília, um deputado federal do PL capixaba teve processo disciplinar instalado na Comissão de Ética da Câmara Federal.

A situação do Porto de São Mateus

Patrimônio histórico de grande importância histórica e muito descaso ao longo do tempo, o Porto Histórico de São Mateus vai ter vistoria feita por engenheiros para averiguar a estrutura de seus casarões. Um termo de cooperação formalizado pelo Ministério Público estadual foi assinado entre prefeitura e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES). A ideia é que as informações possam subsidiar a elaboração e execução de projetos de restauração na região. A demanda é antiga e agentes culturais do município pedem escuta e participação popular no processo.

De olho na política

Palanques armados para 2026; Plano Pena Justa; bronzeamento artificial

Enquanto as articulações eleitorais antecipadas rolam à solta em eventos públicos, nas secretarias estaduais e na Assembleia Legislativa, propostas relacionadas à questão ambiental são aprovadas “a toque de caixa” no legislativo estadual, sob protesto de poucos deputados. Ainda assim, debates importantes passam pela Casa de Leis, como a discussão sobre o Plano Estadual Pena Justa. Em Cachoeiro, um vereador quer regulamentar o bronzeamento artificial, tema que já gerou polêmica entre a prefeitura do município e a Ales.

Outras lutas

Denúncia ao Congresso Nacional; um mestre de 108 anos

A semana teve como destaque algumas lutas e reivindicações. Mães cobram do governo do Estado a criação de um centro especializado para autistas na Serra. Ato em Vitória denuncia Congresso Nacional e PL da Devastação. Conselho criticou critérios definidos para reinauguração do Restaurante Popular em Vitória. Reportagem abordou ainda os 108 anos de um mestre da cultura popular capixaba, comemorados em meio à Roubada da Bandeira, festejo que no Espírito Santo acontece apenas num pequeno distrito de Ecoporanga. Um exemplo de resistência cultural!

TV Século

Políticas públicas para pessoas idosas

A Entrevista do Século nesta semana traz como convidada a assistente social Monique Cordeiro, integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e coordenadora da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Unapi).  Ela explica os motivos pelo qual considera que “nossa sociedade não está preparada para o envelhecimento”. No vídeo abaixo, Monique comenta sobre etarismo, saúde física e mental das pessoas idosas, acolhimento em espaços institucionais, e políticas públicas que são necessárias para essa população.

Mais Lidas