A transferência da UTI infantil do Hospital Dório Silva, no município da Serra, para o Hospital Geral e Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves (HIMABA), em Vila Velha, foi tema de debate na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (8). O debate foi puxado pelo deputado serrano Bruno Lamas (PSB), que em vários momentos da sessão pediu ao secretário de Saúde, Ricardo Oliveira, sensibilidade com o caso.
O deputado disse que fez pedidos de informação à Sesa, mas não obteve resposta. O deputado fez intervenções em vários momentos da sessão, apelando para que o secretário mantenha em funcionamento a sessão.
Na fala do deputado Hércules Silveira (PMDB), que é presidente da Comissão de Saúde, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) questionou sobre o que o Legislativo poderia fazer sobre o assunto. Hércules admitiu que faltou diálogo com a Assembleia, pois os membros da Comissão não foram consultados.
Embora defenda que o ideal é que o recém-nascido fique o mais próximo possível da mãe, o deputado disse que no Himaba haverá um atendimento melhor aos recém-nascidos, por causa da estrutura, e que há 19 leitos para serem abertos no hospital. Além disso, aparteou o deputado Hudson Leal (PRP), o hospital é referência em pediatria, com várias especialidades da área no mesmo local.
Em sua fala, Enivaldo dos Anjos destacou que a discussão é política e chamou a atenção para o fato de Vila Velha ter seis deputados enquanto a Serra tem apenas um. Para o deputado, a justificativa não convence, pois os serviços públicos devem sempre ser ampliados e nunca extintos.
Para discutir o assunto, o deputado Enivaldo sugeriu que o secretário de Saúde fosse convidado. O deputado Hércules afirmou que fará o convite para que o secretário compareça à Comissão de Saúde e os deputados interessados poderão participar.