Quinta, 28 Março 2024

​Fernanda Mazzelli pede cassação da candidatura de Carlos Von em Guarapari

fernanda_carlos_redes_sociais_leonardo_sa Redes sociais/Leonardo Sá
Redes sociais/Leonardo Sá

A candidata a prefeita de Guarapari, Fernanda Mazzelli (Republicanos), ajuizou nessa quinta-feira (5) uma ação eleitoral contra o candidato Carlos Von (Avante), pedindo a cassação do registro da candidatura ou, se eleito, do diploma e inelegibilidade pelo período de oito anos, por abuso de poder político e econômico, decorrente da compra de apoio com dinheiro do Fundo Partidário. 

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral confirma declarações de Fernanda divulgadas por Século Diário, que, insatisfeita com a falta de recursos financeiros, questionou - "Quero saber onde está o dinheiro" - e pediu apuração de suposto desvio de recursos para um de seus opositores na disputa. 

O advogado Luciano Ceotto aponta, no documento, que Carlos Von e o candidato a vice-prefeito, Rogério Zanon (DC), comprometeram a "lisura e igualdade do processo eleitoral ao negociarem diretamente com candidatos a vereador de outra coligação, em apoio político em troca de pagamento de quantias, além de oferecimento de cargos caso atingido determinada quantidade de votos".  

Fernanda Mazzelli já havia questionado o presidente do Republicanos, Roberto Carneiro, ao ser informada que o partido não iria enviar os recursos que o presidente da Assembleia Legislativa,  Erick Musso, e o deputado federal Amaro Neto tinham prometido para sua campanha. "Eu não consegui entender o motivo de romperem o combinado, mas, agora, os 'motivos' começam a aparecer, e é lamentável que deputados se comportem dessa maneira", disse a vereadora.

"As condutas se mostram incompatíveis com a igualdade de condições à disputa do pleito municipal de 2020, e, certamente, rendeu vantagem exagerada aos investigados, em prejuízo da campanha limpa, justa e igualitária a que a legislação e os tribunais eleitorais e juízos singulares buscam efetivar", justifica o advogado.

O deputado Carlos Von, de acordo com a peça encaminhada à Justiça, realizou reunião com candidatos a vereador do partido Republicanos no dia 28 de outubro deste ano, no seu comitê de campanha, onde ele teria oferecido proposta de compra de apoio para que pudessem atuar na sua campanha. O negócio consistia em "R$ 500,00 em dinheiro do Fundo Partidário, uma 'menina' para trabalhar na campanha; e um emprego na Prefeitura para aqueles que obtivessem o mínimo de 300 votos".

O advogado Luciano Ceotto, que anexou sete gravações em áudio à peça acusatória, destaca que o partido Republicanos não compõe a coligação do candidato a prefeito Carlos Von. "O criminoso diálogo ocorrido foi gravado, cuja transcrição segue na íntegra em anexo, entretanto, alguns pontos merecem ser desde logo destacados".

Um deles é o áudio de Rodrigo Borges, confirmando que a meta seria de 300 votos cada um, "porque é o jeito de forçar o sujeito a trabalhar. Quinhentos reais em recurso financeiro, em dinheiro, e uma tentativa com Roberto [Carneiro] lá pra vê se bota mil na conta de cada um deles". 

Uma das gravações é atribuída ao candidato Carlos Von: "Assim pessoal, em relação ao partido, eu não tenho como falar por eles, mas eu tenho como assumir o compromisso de ligar para o Roberto e pedir isso pra ele. Até porque eles têm uma dívida comigo, né...eles não estavam me apoiando... assim... pelo meus belos olhos, eles estavam me apoiando porque eu votei no Erick Musso para presidente [da Assembleia Legislativa], tudo que foi lá eu ajudei, ajudei muito com o grupo do PRB...me prejudiquei muito, inclusive, por esse apoio que eu dei pra eles né, e no final assim...roeram a corda".

Prossegue o aúdio: "inclusive o Erick me ligou semana passada pedindo pra conversar comigo, que ia me dar uma ajuda, coisa e tal, então assim, eu tô pra ir lá em Vitória, pra ter essa conversa e pedi pra vocês, né?, pra depositar direto na conta de cada vereador...vereador que esteje (sic) com a gente também, né?, até porque tem vereador que faz um jogo aqui, chega lá faz outro jogo, né, a gente sabe como é que é e eu não gosto disso, cara, acho que a pessoa tem que ter posição, tem que...igual assim, igual amigão Rodrigo, Geraldinho, Denildo, tantos outros sempre tiveram, né, nunca foram, chegaram lá era uma coisa, chegaram aqui era outra (...)".

A gravação atribuída a Carlos Von diz ainda: "(...) sempre tiveram compromisso e a posição deles. E assim, a questão dos quinhentos reais, eu tenho como viabilizar... e ai eu tenho como assumir esse compromisso com vocês, e uma menina pra poder tá trabalhando também, isso ai acho que vocês precisam né, é importante... é uma menina que eu falo, pode ser um menino também..[inaudível] a maioria é menina, né...voz geral; risos".

Segundo a peça, "a oferta de valores a candidatos de outros partidos que não integrantes da coligação, com intuito de comprar-lhes o apoio político, por si só, constitui conduta grave, pois exorbita o comportamento esperado daquele que disputa um mandato eletivo e que deveria fazê-lo de forma equilibrada em relação aos demais concorrentes. Configurado está o abuso do poder econômico". E ressalta: "A par dessa baliza interpretativa, tem-se que a conduta em foco é grave, em razão de suas circunstâncias se mostrarem incompatíveis com o jogo democrático".

Negativa

A assessoria de Carlos Von afirmou que as acusações são infundadas e fazem parte de um "jogo para desestabilizar a candidatura", negando o recebimento de dinheiro do Republicanos, embora tenha confirmado que ele faz parte do grupo político do presidente da Assembleia, Erick Musso.

"Não existe dinheiro do Republicanos na campanha", ressaltou a assessoria, lembrando que Carlos Von possui densidade política em Guarapari, onde perdeu a eleição para prefeito em 2016 por "apenas 154 votos", sendo natural que seja procurado por candidatos a vereador.

Século Diário procurou o presidente do Republicanos, Roberto Carneiro, para falar sobre o assunto, mas não foi atendido.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 4

Ricardo Rios em Sexta, 06 Novembro 2020 17:08

Carlos Von votei em você na eleição municipal passada. Agora diante disso não vejo mais razão para acompanhá-lo, ao contrário, vou votar no Edson Magalhães 45.

Carlos Von votei em você na eleição municipal passada. Agora diante disso não vejo mais razão para acompanhá-lo, ao contrário, vou votar no Edson Magalhães 45.
Edinho em Sexta, 06 Novembro 2020 18:59

Não é fácil! Abrir mão do fundo partidário parece até ser uma boa bandeira. Quero ver fazer política ou qualquer atividade empresárial, filantrópica, que seja, sem grana. Fica claro é que sempre teve grana pra campanha... é mais fácil iludir o povo . O problema é a fonte do recurso e que quando fosse cobrar o retorno do dinheiro, não vai sair do bolso desse político. Mais uma vez o povo vai pagar a conta.
Esse grupo político que acompanha o 70 é muito guloso. Eu vi na entrevista do vice na TV Guarapari, a "fome" de poder estampada no rosto dele.

Não é fácil! Abrir mão do fundo partidário parece até ser uma boa bandeira. Quero ver fazer política ou qualquer atividade empresárial, filantrópica, que seja, sem grana. Fica claro é que sempre teve grana pra campanha... é mais fácil iludir o povo . O problema é a fonte do recurso e que quando fosse cobrar o retorno do dinheiro, não vai sair do bolso desse político. Mais uma vez o povo vai pagar a conta. Esse grupo político que acompanha o 70 é muito guloso. Eu vi na entrevista do vice na TV Guarapari, a "fome" de poder estampada no rosto dele.
Cristina Carvalho em Sábado, 07 Novembro 2020 06:01

É profundamente decepcionante tudo que está acontecendo. Trabalhar para a prefeitura quem tiver mais de 300 votos? Não importa a competência, não importa , não importa, não importa... Acordos... Realmente isso seria vencer por mérito? Por que Carlos Von? Vc já não conseguiu ser deputado? E pelo que vc falou, fez conchavos para que o presidente da Assembleia vencesse? Por quê? Poder? Magia dessa quantidade de panfletos voando no céu? Musiquinha para agradar o povo? Poder! Poder! Poder! Sei que não importa minha opinião, mas fico melhor em registrar aqui essa campanha muito triste para todos nós! Bolas coloridas em época de pandemia!

É profundamente decepcionante tudo que está acontecendo. Trabalhar para a prefeitura quem tiver mais de 300 votos? Não importa a competência, não importa , não importa, não importa... Acordos... Realmente isso seria vencer por mérito? Por que Carlos Von? Vc já não conseguiu ser deputado? E pelo que vc falou, fez conchavos para que o presidente da Assembleia vencesse? Por quê? Poder? Magia dessa quantidade de panfletos voando no céu? Musiquinha para agradar o povo? Poder! Poder! Poder! Sei que não importa minha opinião, mas fico melhor em registrar aqui essa campanha muito triste para todos nós! Bolas coloridas em época de pandemia!
Rodrigo em Sábado, 07 Novembro 2020 11:37

Vou votar em quem mais cresce nas pesquisas, vou de Maria Helena 11.

Vou votar em quem mais cresce nas pesquisas, vou de Maria Helena 11.
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/