Partido ganha pré-candidato a governador, mas terá que fazer acomodações internas

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou, nesta quinta-feira (4), que se filiará ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após meses de “flertes” com diversos partidos. Arnaldinho também vai presidir a sigla a nível estadual. Ele destacou que recebeu convite do presidente nacional dos tucanos, o deputado federal mineiro Aécio Neves.
“Aceitei o desafio. Esse é um movimento que reafirma nosso propósito de disputar o governo em 2026 e manter o Estado no caminho da segurança, do equilíbrio fiscal e do desenvolvimento sustentável. O PSDB, protagonista do Plano Real e da estabilização da economia brasileira, passa agora a ser o nosso ponto de largada nessa maratona”, publicou nas redes sociais.
Chama a atenção o fato de Arnaldinho falar explicitamente na pré-candidatura a governador como um norte para a sua filiação. Também é dado destaque à atuação do deputado federal capixaba Dr. Victor Linhalis (Podemos), aliado do prefeito vila-velhense, que aparece na foto junto com Arnaldinho e Aécio. O ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas também aparece em um dos registros.
Na semana passada, o prefeito de Vila Velha teve um encontro em Brasília com Aécio Neves. Poderia ser só mais uma reunião sem compromisso, assim como os “flertes” com Progressistas (PP), Novo, Partido Social Democrático (PSD) e Partido Renovação Democrática (PRD). Mas, nos últimos dias, surgiram informações de que o acerto com os tucanos era para valer.
Arnaldinho acabou escolhendo um partido com participação relevante dentro da base aliada governista, aumentando a dor de cabeça para Renato Casagrande (PSB). O PSDB, agora, se coloca na disputa pela sucessão de Casagrande, ainda que, como já é sabido por todos, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) continue como o pré-candidato a governador preferido do atual chefe do Executivo capixaba.
O próprio PSDB terá que fazer acomodações internas com a chegada de Arnaldinho. O deputado estadual Vandinho Leite é líder do governo na Assembleia Legislativa e o presidente dos tucanos a nível estadual, e ainda não se sabe como reagirá à ideia de ser “destronado” pelo prefeito de Vila Velha.
Com a chegada de Arnaldinho, crescem os rumores de debandada de filiados no PSDB capixaba. O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, adversário de Arnaldinho, já declarou publicamente que vai deixar a sigla após a entrada do desafeto.
De qualquer forma, com Arnaldinho, o quadro de filiados dos tucanos ganha um nome de peso no Estado, o que pode contribuir para mudar o patamar do partido. Outrora uma sigla poderosa, a ponto de ocupar a Presidência da República, o PSDB está em decadência e corre o risco inclusive de ser extinto, caso seu desempenho não seja suficiente para superar a cláusula de barreira nas eleições do ano que vem.
O PSDB chegou muito perto de ser incorporado ao Podemos no meio deste ano. Entretanto, uma reação iniciada por militantes históricos acabou fazendo com que os planos fossem mudados. O próprio Aécio Neves, protagonista de uma eleição acirrada contra Dilma Rousseff (PT) em 2014, caiu em desgraça com as investigações da Lava Jato, mas vem recuperando parte do prestígio perdido.
A depender da condução de Arnaldinho, os tucanos também poderiam tentar retomar o protagonismo no Estado. Hoje, o PSDB tem apenas quatro prefeitos em cidades capixabas, e não elegeu deputados federais e senador em 2022. Na Assembleia são dois deputados estaduai: Vandinho Leite e Mazinho dos Anjos.

