terça-feira, outubro 8, 2024
22.7 C
Vitória
terça-feira, outubro 8, 2024
terça-feira, outubro 8, 2024

Leia Também:

Filiação de Contarato ao PT terá evento com a presença do ex-presidente Lula

Para Jackeline Rocha, presidente do PT-ES, o partido vai demonstrar uma alternativa em sintonia com a sociedade

O PT no Espírito Santo fará um grande evento para formalizar a filiação do senador Fabiano Contarato, por ele anunciada nessa segunda-feira (13), e que terá participação do ex-presidente Lula, líder nas pesquisas eleitorais para presidente da República, e outros dirigentes do partido, que já consideram o senador como pré-candidato ao governo do Estado em 2022. A data está na dependência da agenda do ex-presidente, mas deverá ocorrer o mais breve possível, como diz Jackeline Rocha, presidente da executiva estadual.

Neste sábado (18), o PT realiza um “esquenta” para esse grande evento, com a posse dos novos coordenadores de secretarias setoriais, com a participação do seu mais novo filiado. A festa será realizada a partir das 9 horas, no Espaço Vitória, em Itararé, tendo como atrações o memorial da verdade, acolhimento de novos filiados e apresentações culturais.

A presidente do partido informa que o senador Fabiano Contarato deverá participar como “gente nossa”, sem, no entanto, haver a apresentação formal, que será a oportunidade de dar a arrancada, mostrando à “sociedade capixaba a alternativa contra o obscurantismo desse tempo”.

“A festa deste sábado, que já estava programada, é mais uma abertura para a militância, um esquenta para motivar ainda mais a sintonia existente”, comenta Jackeline, que aponta para a articulação que envolve a cúpula do PT e de outros partidos, inclusive o PSB, liderado no Espírito Santo pelo governador Renato Casagrande, que se opõe ao alinhamento do seu partido ao ex-presidente Lula.

A presidente do PT aponta que a Nacional do PSB e a bancada do partido têm demonstrado sintonia com uma agenda da esquerda, na qual o ex-presidente Lula é líder, com grande vantagem sobre os demais, seguido por Jair Bolsonaro, bem atrás, e mais distanciados ainda, com apenas cinco e seis pontos percentuais, o ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT).

“Teremos um palanque para o presidente Lula no Espírito Santo”, garante Jackeline, para quem a “agenda do PT não é a mesma do governador”. A dirigente ressalta que o partido tem bons nomes para entrar na disputa de 2022.

“A partir do momento em que o PT acertou uma relação de confiança, é natural que os nomes comecem a pontuar nas pesquisas”, comenta, referindo-se à importância da filiação de Fabiano Contarato, que altera o cenário político do Estado, ao colocar entre os concorrentes ao governo uma liderança com elevada densidade eleitoral.

Setoriais

Neste sábado, a posse dos coordenadores das secretarias setoriais do PT representa “uma arrancada à participação popular em todas as esferas”, por meio de uma escolha feita a cada quatro anos.

Os novos coordenadores, eleitos para um mandato até 2025, são os seguintes: Agrário, Sebastião Erculino Custodio; Ciência e Tecnologia, Brenda Lau; Combate ao Racismo, Luiz Carlos Silva Santos; Comunitário, Mariana Oliveira Alves; Cultura, Valdir Catiglioni Filho; Direitos Humanos, Perly Cipriano; Economia Solidária, Otoniel Barcelos de Aquino; educação, Sumika Soares de Freitas; Energia e Recursos minerais,, Eneas Zanelato Carvalho; LGBT, Gean Carlos Nunes de Jesus; Meio Ambiente, Jonas Lube Gera; Mulheres, Fernanda Maria Souza; Saúde, Elbia Miguel Alves; Segurança Pública, Inês Simon Ferreira: Sindical, Evani dos Santos Reis; Transportes, Fischer Marcelo Moreira dos Santos; Juventude, Ivo Lopes.

Mais Lidas