Terça, 30 Abril 2024

Fim da unanimidade gera inquietações também nos partidos aliados

Fim da unanimidade gera inquietações também nos partidos aliados
O feriadão da Semana Santa foi movimentado no PDT. A ocupação de espaços nos palanques que estão sendo colocados para o processo eleitoral deste ano causou atritos internos. A principal estrela do partido, Sérgio Vidigal, que estava sendo cogitado para a disputa ao Senado, assinalava a possibilidade de compor a vice no palanque palaciano, mas acabou fazendo coro à ala do partido que defendia a entrega dos cargos no governo. 
 
O partido rachou e voltou a se unir, tudo no mesmo feriado. As inquietações do PDT são fruto de um processo de mudança na relação política do Estado. O fim da unanimidade divide opiniões não apenas nos partidos envolvidos diretamente na disputa ao governo, mas também nas chamadas forças auxiliares. 
 
Como assinala o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em políticas públicas, Roberto Garcia Simões, em seu artigo publicado nesta terça-feira (22), em A Gazeta, é a disputa majoritária que causa as tensões políticas. Ele mostra os problemas causados pela unidade nos últimos anos, como a ausência de oposição, o enfraquecimento do Poder Legislativo e as articulações de gabinete, que definem o processo eleitoral antes mesmo de ele ser deflagrado. 
 
Com a possibilidade de haver pelo menos dois palanques na eleição deste ano, o fim da unanimidade fica decretado e as forças políticas tendem a tencionar o cenário por causa da reorganização interna dos partidos diante da nova conjuntura. 
 
O primeiro sinal dessa tensão nos partidos aconteceu ainda no ano passado, quando o senador Magno Malta (PR) aventou a possibilidade de disputar o governo, o que causou uma movimentação interna muito grande no partido. O PR perdeu suas principais estrelas para a disputa proporcional e se desidratou. 
 
O PMDB, do ex-governador Paulo Hartung, criador da unanimidade no Estado, quer disputar o governo, mas uma grande parte dos peemedebistas, inclusive seus prefeitos, quer permanecer no palanque de Renato Casagrande. 
 
O PT, que atua como força auxiliar, também já sentiu internamente os efeitos do fim da unanimidade. O partido, que tradicionalmente busca o debate entre suas várias correntes, se divide sobre a possibilidade de tomar um dos dois caminhos apresentados até agora para a eleição de outubro. 
 
A reorganização e a divisão das lideranças políticas devem se intensificar até a consolidação do quadro de disputa, o que só deve acontecer após as convenções de julho. Até lá, a queda de braço entre os palanques de Renato Casagrande e Paulo Hartung pelo apoio dos demais partidos no intuito de fortalecimento de suas candidaturas deverá causar ainda muita tensão interna nos partidos do Estado. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/