O destino do deputado federal Carlos Manato (SD) depende da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O deputado mais uma vez pleiteia uma vaga na Mesa em uma vice-presidência ou secretaria. Caso não consiga se acomodar no Parlamento, deve assumir a Secretaria de Esportes do governo do Estado.
Na composição do secretariado de Hartung, a pasta de Esportes está sendo gerida interinamente por Valdir Klug, considerado um dos coringas de Hartung para essas situações emergenciais. A vaga estaria sendo guardada para Manato, mas o parlamentar, hoje, tem preferência pelas articulações na Câmara.
A tentativa de Hartung em atrair Manato faz parte do acordo com o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) para acomodar a mulher dele, a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub, também do DEM. Mais do que aumentar o capital para a disputa municipal em 2016, os comentários nos meios políticos são de que a demista procura imunidade parlamentar, daí o motivo de não ser acomodada no próprio Executivo.
Hartung tentou primeiro puxar o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), o que facilitaria a movimentação que pretendia visando à candidatura do aliado à Prefeitura de Vitória, mas diante da resistência do ex-prefeito João Coser (PT) em abrir mão da disputa em 2016, Hartung teria desistido da movimentação.
O governador teria ainda tentado puxar o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) para que perto de seus olhos. O plano era tirá-lo do caminho do prefeito Rodney Miranda (DEM), já que o tucano é um dos principais empecilhos à reeleição do prefeito de Vila Velha. Ele sabe que Max saiu da eleição de 2014 com capital renovado para a disputa de 2016 no município.
A movimentação também falhou porque o tucano preferiu o mandato de deputado federal. O foco seguinte foi o deputado Jorge Silva (Pros), que ficou tentado com a proposta, mas sem garantia do espaço a ser ocupado e visando também a disputa municipal de 2016, em São Mateus, norte do Estado, também acabou preferindo permanecer na Câmara. Ele também sofreu pressão do Pros para não deixar a representação do partido na Câmara.
A ida de Manato para a Secretaria de Esportes seria a última esperança de acomodar Norma Ayub na bancada e acalmar os ânimos de Ferraço, que estaria estremecido com o governador por causa da falta de empenho para encontrar um espaço para a mulher. Mas na verdade, Paulo Hartung tem encontrado dificuldade em convencer os aliados para acomodar Norma.