segunda-feira, dezembro 2, 2024
23.9 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 2, 2024
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Leia Também:

Givaldo Vieira registra candidatura para disputar presidência do PT

O deputado federal Givaldo Vieira vai disputar eleição para a presidência do PT capixaba contra o atual presidente do partido, o ex-prefeito de Vitória, João Coser. Ele registrou a chapa “Pra voltar a sonhar”, que vai concorrer ao comando do partido no Estado.

O registro da chapa e os apoios conseguidos pelo deputado federal mostram que o atual presidente terá dificuldade em manter seu cargo. Vai ter de disputar internamente. Hoje Coser ainda teria ainda a maioria no grupo, mas perdeu alguns aliados.

O próprio Givaldo já foi um aliado de Coser, assim como o deputado Helder Salomão, da corrente Independentes, que hoje apoia Givaldo. O ex-vereador de Vitória, Alexandre Passos, também levou a Democracia Socialista para a chapa do deputado federal.

Também estão apoiando a chapa os representantes da Articulação de Esquerda – a ex-senadora Ana Rita, a ex-deputada federal Iriny Lopes e o ex-deputado estadual Claudio Vereza –, e a CNB-Depar de Perly Cipriano. Coser tem ainda o apoio de parte da corrente da CNB, ligada ao deputado estadual José Carlos Nunes, com influência sobre parte do movimento sindical.

“Defendemos o retorno de uma relação forte com a base e militância, bem como o protagonismo dos movimentos sociais e da militância nas decisões e na luta contra retrocessos e contra alianças com governos que pactuam com o desmonte dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, neste cenário temerário para o país pós-impeachment da presidenta legítima”, disse o deputado federal.

Givaldo defende o rompimento do partido com o governo Paulo Hartung e uma aproximação com a militância do partido. A campanha do ex-presidente Lula à presidência nacional da sigla influencia na movimentação das lideranças nos Estados em relação ao rompimento com os partidos e atores políticos que se colocaram favoráveis ao impeachment de Dilma, como foi o caso do governador.

Givaldo Vieira já foi vice-governador na gestão de Renato Casagrande (PSB) e secretário, na primeira passagem de Hartung (2003 – 2006) pelo Palácio Anchieta. Givaldo disputou a eleição para prefeito da Serra, no primeiro turno, na última eleição. O petista defende uma retomada da postura mais à esquerda do partido.

Mais Lidas