Nesse domingo (25), o PMDB do Estado realizou sua convenção partidária e, como já era esperado, reconduziu o deputado federal Lelo Coimbra à presidência do partido no Estado. Com um acordo prévio, a convenção correu em ritmo de tranquilidade na Câmara de Vereadores de Vitória, mas chamou atenção da classe política a ausência das maiores lideranças do partido.
Nem o governador Paulo Hartung e nem os senadores Ricardo Ferraço e Rose de Freitas estiveram no encontro. Mesmo assim, os senadores foram eleitos primeira e segundo vice-presidentes para a Executiva Estadual, graças a um acordo prévio.
Na sessão desta segunda-feira (26), o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) falou sobre o assunto na Assembleia, o deputado destacou a situação “atípica” do Estado na questão política, o que contribui para a falta de unidade e a pulverização das forças políticas.
Isso explicaria, na opinião do deputado, o fato de haver 17 partidos representados no Legislativo. A falta de fidelidade partidária, segundo Enivaldo, vem deixando o eleitor confuso a cada eleição.
Mas o presidente reeleito do partido não parece preocupado com as ausências no encontro. Lelo Coimbra publicou em suas redes sociais a felicidade pela confiança das lideranças peemedebistas para o elegerem para conduzir o partido por mais dois anos no Estado, durante o processo eleitoral de 2016.
“Minha missão agora é fortalecer o partido ainda mais para as eleições municipais de 2016. Estamos organizados em todo o Estado e temos dentro do PMDB mais de 60 nomes habilitados e capacitamos para disputar as prefeituras do Estado, com chances de vencer. E minha responsabilidade dobra à frente do partido já que sou pré-candidato a prefeito de Vitória”, disse Lelo em sua página no Facebook.
Se os peemedebistas de ponta não foram, lideranças de outras siglas participaram. Estiveram representados na Convenção o PSD, com seu presidente José Carlos da Fonseca Júnior; o PSC, com Reginaldo Almeida; o PRP, com Marcus Alves e o vereador Wanderson Marinho; o PRB com o vereador Devanir Ferreira; o PDT, com Roberto Carneiro, o PTB com Anderson Goggi e SD, com o ex-deputado federal Capitão Assumção.