O governador eleito Paulo Hartung (PMDB) deve anunciar a parte política de seu secretariado nesta terça-feira (23). Antes disso, os partidos que pretendem ingressar na equipe de Hartung vão se reunir nesta segunda (22) para acertar os últimos detalhes sobre as indicações para o governo.
O PDT é um deles. A executiva do partido deu liberdade total para que o presidente da sigla Sérgio Vidigal fizesse as negociações, mas vão fazer a última avaliação na segunda, a partir das 19 horas.
O partido indicou quatro nomes: Sueli Vidigal, que encerra o mandato de deputada federal, e Luiz Durão, que está se despedindo do mandato na Assembleia. Os dois estariam mais próximos do cargo. Mas, dependendo das acomodações, o deputado Euclério Sampaio e Junior Fialho também estão na lista oferecida ao governador eleito, segundo Vidigal.
O deputado federal Jorge Silva (Pros) é outro nome que vem sendo discutido para a composição da equipe. A tentativa de puxar um deputado federal para a equipe seria necessária para acomodar a mulher do presidente da Assembeia, Theodorico Ferraço, a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM) na bancada. Este teria sido um acordo firmado com Ferraço antes mesmo da eleição.
Jorge Silva disse que a decisão não é tão fácil, já que foi reeleito e há muita cobrança do seu partido pela representação na Câmara. Ele afirmou que vai definir a situação também na segunda-feira. O interesse é saber qual o cargo oferecido e se vale a pena a troca. O SD de Carlos Manato também ofereceu dois nomes ao governador eleito: Miro Vilarim e Roberto Valentim, que também estariam sob análise.
O PT também estaria em discussão para uma segunda secretaria, além da ecretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mas no partido ninguém toca no assunto. Outro que não quis adiantar qual secretaria vai ocupar é o vice-governador eleito Cesar Colnago (PSDB).
Nessa quinta-feira, o governador eleito Paulo Hartung apresentou nomes de secretários ligados ao seu grupo político Haroldo Rocha (Educação);
Ricardo de Oliveira (Gestão e Recursos Humanos); Rodrigo Rabello – (PGE); José Eduardo Faria de Azevedo (Desenvolvimento); Octaciano Neto (Agricultura).