O governador Paulo Hartung (PMDB) deu posse na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio Anchieta, a 23 dos 25 secretários que compõem sua equipe. Ainda faltam ser nomeados os titulares das pastas de Esporte e Turismo. As pastas não foram definidas ainda, porque seriam espaços destinados a composição política. Até Hartung as definir, elas estão sendo ocupados por Valdir Klug (Esportes) e Robson Leite (Turismo).
Hartung ainda tenta acomodar a mulher do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), Norma Ayub (DEM), na bancada federal, mas não tem conseguido acordo para puxar um dos parlamentares de Brasília para sua equipe.
Também haveria conversas entre PT e PDT para acomodação na Assembleia Legislativa. Mesmo com a indicação dos secretários, algumas mudanças podem acontecer por causa dessas acomodações partidárias. A novidade foi a nomeação, durante a solenidade desta sexta, de mais uma remanescente do governo Renato Casagrande no governo Hartung, até então subsecretária de Recursos Humanos, Sandra Bellon assume a titularidade da pasta. Do governo anterior, Hartung já havia confirmado o secretário de Segurança, André Garcia, e o de Justiça, Eugênio Ricas.
Ainda na solenidade Hartung assinou o decreto que cria um comitê multissetorial, que vai orientar o trabalho do governo daqui para frente. Além do próprio governador, o grupo vai contar com os secretários de Gestão, Planejamento, Governo e Fazenda. Em 60 dias deve ficar pronto um programa de diretrizes para a gestão.
Este é um dos quatro decretos de Hartung em seus primeiros atos. Outro que deve mexer com o cenário político é o comitê técnico, comandado pela secretária de Fazenda, Ana Paulo Vescovi. A ideia é revisar o Orçamento do Estado para 2015, que está na Assembleia Legislativa esperando votação do plenário.
Os deputados estaduais entraram em recesso sem votar a matéria e a expectativa era de que se convocasse uma extraordinária ainda este mês para votar o Orçamento, mas pelo visto a votação vai ter de esperar.
Secretários empossados:
Ricardo de Oliveira (Saúde); Paulo Ruy (Transportes e Obras Públicas); João Gualberto (Cultura); Paulo Roberto (Casa Civil); Regis Mattos (Planejamento); André Garcia (Segurança); Eugênio Ricas (Justiça); Evaldo Martineli (Ações Estratégicas); João Coser (Desenvolvimento Urbano); Suely Vidigal (Assistência Social); Guerino Balestrassi (Ciência e Tecnologia); Andréia Lopes (Comunicação); Cel. José Nivaldo (Casa Militar). Ângela Silvares (Governo); Marcelo Zenkner (Controle e Transparência); Haroldo Rocha (Educação); Sandra Bellon (Gestão e Recursos Humanos); Rodrigo Rabello (Procuradoria); José Eduardo Faria de Azevedo (Desenvolvimento); Octaciano Neto (Agricultura).
Órgãos e autarquias:
Presidência do Detran – Fabiano Contarato; Presidência da Ceturb – Alex Mariano; Diretoria do Iema – Sueli Tonini; Presidência da Cesan – Denise Cadete; Presidência do IPAJM – Bruno Margotto Marianelli;Renzo Colnago – diretor-presidente do Prodest; Guilherme Dias – Presidente do Banestes; Diretor da Banestes Seguradora – Elcio Álvares; José Antônio Bof Buffon – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do ES (Fapes); Paulo Pelissari – diretor-presidente da Faculdade de Música do Espírito Santo.
Outros cargos:
Diretor de Meio Ambiente da Cesan – Anselmo Tozi; Diretor de relações com os clientes da Cesan – José Eduardo Pereira; João Luiz Paste – subsecretário de Desenvolvimento Urbano; Orlando Caliman – subsecretário de Desenvolvimento; Subsecretaria de Cultura – José Roberto Santos Neves; Diretor técnico do Iema – Albertone Sant'Ana Pereira; Diretora técnica da Cesan – Sandra Silly.