Indiferente às críticas que envolvem a criação do projeto-piloto do Escola Viva, que vai funcionar no prédio da Faesa, na região de São Pedro, em Vitória, o governo toca o início das atividades sem qualquer constrangimento. Nessa quarta-feira (17). a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado os editais para a seleção dos profissionais que atuarão na escola-piloto.
Segundo o site do governo do Estado, a seleção será realizada para profissionais efetivos. Poderão se inscrever para o edital 007/2015, professores efetivos do magistério, e para o edital 008/2015 servidores efetivos da rede estadual, que ocupam cargos de Analista do Executivo, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Agente de Suporte Educacional, Agente Escolar, Auxiliar de Secretaria Escolar e Secretário Escolar.
As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no período de 17 a 22 de junho, inclusive sábado e domingo, por meio da apresentação de documentos/títulos a serem entregues em envelope lacrado, na Superintendência Regional de Educação de Carapina, localizada na Rua Chapot Presvot, 89 – Praia do Canto, Vitória, ES, das 09 às 18 horas.
No sábado (20) e domingo (21), o horário para a apresentação dos documentos/títulos será das 08 às 14 horas. A entrega do envelope poderá ser feita por terceiro, se o próprio candidato assinar o Formulário de Inscrição.
Os professores que atuarão na Escola Viva terão regime de dedicação plena, de 40 horas semanais, por meio de extensão de carga horária especial, em período diurno, totalmente cumpridas no interior da escola, com carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada.
Vale ressaltar que todos os professores selecionados passarão por uma formação de 40 horas. Além disso, os professores de Ciências da Natureza terão uma formação específica de práticas experimentais com ênfase em Ciências, Tecnologia, Matemática e Engenharia.
Como o início das atividades está previsto para 27 de julho, a impressão é de que o treinamento para os profissionais atuarem em um projeto que se propõe tão amplo, vai ser bem curto. O projeto prevê um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar contará com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes irão escolher de acordo com seu interesse e aptidão.
O governo pretende ofertar 480 vagas para estudantes dos três anos do ensino médio, sendo um total de 160 vagas para cada ano. Ainda segundo o site do governo serão lotados 73 funcionários para atuar na primeira unidade, entre diretor escolar; coordenador pedagógico; coordenador administrativo financeiro; coordenador de secretaria escolar.
Também serão contratados quatro coordenadores de áreas; quatro supervisores; três pedagogos; 26 professores; um auxiliar de laboratório de ciências; um auxiliar de laboratório de informática; um auxiliar de biblioteca; cinco auxiliares administrativos; 15 auxiliares de serviços gerais; quatro vigilantes; cinco merendeiras.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9h30. A carga horária será de 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertado dentro da escola.

