Depois das derrotas de seus aliados em seus principais redutos eleitorais, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, no sul do Estado, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) aposta suas fichas na nova eleição de Guarapari para garantir pelo menos uma vitória na disputa deste ano.
O prefeito atual do município, Edson Magalhães (PPS), é aliado de Ferraço e obteve na disputa uma votação três vezes maior do que o segundo colocado, o socialista Ricardo Conde (PSB). Para os meios políticos locais, mesmo sem poder disputar a eleição, o prefeito terá uma forte influência na disputa, até por isso, alguns nomes disputam seu apoio político.
Entre os nomes cotados para receber o apoio do prefeito está o candidato a vice na chapa de Magalhães, Orly Gomes (DEM), que é o mais forte deles. Além de Gomes, estão cotados o também demista Gabriel Araújo Costa e Anselmo Bigossi (PTB). Mas não será apenas a proximidade ou a capilaridade dos nomes que vai definir o escolhido para receber o apoio do prefeito. Outro que estaria buscando o apoio do prefeito é o vereador Ronaldo Tainha (PRP).
Ferraço já foi a Guarapari para conversar com o aliado, já que o interesse do deputado é muito grande na eleição de um nome apoiado por Edson, o que contabilizaria uma vitória para Theodorico também. Fora da disputa, Magalhães, que teve os votos anulados porque estaria disputando o terceiro mandato, tenta reverter a decisão da Justiça.
Depois da manutenção da nulidade dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a determinação do Tribunal para a realização de nova eleição no município, o prefeito recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o seu caso está sendo analisado pela ministra Cármen Lúcia.
Enquanto no grupo do prefeito a sensação é de que haverá nova vitória no pleito, do outro lado, as lideranças políticas começam com uma movimentação intensa para tentar garantir a competitividade do novo pleito. A primeira estratégia foi a de apresentar uma profusão de candidaturas para ocupar os espaços políticos.
Além de Ricardo Conde, outros cinco nomes foram apresentados em um primeiro momento: Luiz Rosa (PR), Afonso Rodrigues (PSDB), Carlos Von (PSL), Enis Gordin (PR) e Weiglas Quinto (PTN). Esses nomes devem se agrupar em torno de uma candidatura mais viável para a disputa e o momento será de muita conversa entre as lideranças.