terça-feira, janeiro 21, 2025
25.5 C
Vitória
terça-feira, janeiro 21, 2025
terça-feira, janeiro 21, 2025

Leia Também:

Guilherme Lacerda critica participação do PT no governo Paulo Hartung

O economista Guilherme Lacerda está de volta ao Estado depois de 11 anos no governo federal. O petista, que disputou a eleição de deputado federal em 2010, não é incisivo sobre seu papel na eleição do próximo ano, mesmo admitindo a proximidade com o município de Vila Velha, mas defende a necessidade de o PT encarar o debate político, ouvindo críticas e fazendo esclarecimentos necessários. 
 
Em entrevista que vai ao ar neste sábado (4), o economista fala sobre o papel do PT na eleição de 2016, mas não deixa de avaliar o desempenho de 2014, e classifica como desastrosa a entrada do partido no governo Paulo Hartung (PMDB) depois do pleito. Hartung caminhou com Aécio Neves (PSDB) na campanha presidencial. 
 
A adesão ao governo, para ele, não garantiu ao PT um papel participativo no governo. Ele comemora, porém, o resultado inédito na eleição proporcional, que garantiu duas cadeiras ao partido na disputa de deputado federal. 
 
Lacerda fala ainda de crise econômica, da vulnerabilidade da economia capixaba e da falta de qualificação da classe política para se impor no cenário nacional, mas admite certa discriminação com o Estado. Nada que justifique, no entanto, a política de “pires na mão”. 
 
O petista aborda também a crise de representatividade e a necessidade de uma mudança de postura da classe política e da busca de reaproximação com a sociedade, que se mostra afastada e desinteressada pela política institucional. 

Mais Lidas