Definida a composição do Plenário da Assembleia para a legislatura que se inicia em 2015, as movimentações para a escolha do novo presidente da Casa para a primeira parte do novo mandato entram na agenda política dos parlamentares e a escolha resultará na primeira discussão entre Executivo e Legislativo.
Em seus oito anos de governo, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) teve total influência na escolha dos presidentes da Casa: Claudio Vereza (PT), César Colnago (PSDB), Guerino Zanon (PMDB) e Elcio Alvares (DEM). As escolhas de Renato Casagrande não foram tão simples. O primeiro presidente de sua gestão foi Rodrigo Chamoun (PSB), mas houve muita confusão para a escolha, já que o plenário queria Sérgio Borges.
Quando Chamoun deixou a Casa para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, uma série de manobras garantiu a eleição para um mandato tampão e a reeleição de Theodorico Ferraço (DEM) à frente da Mesa Diretora. Em meio ao processo eleitoral deste ano, na Assembleia havia uma movimentação de bastidores para mudar o Regimento Interno da Casa, permitindo que Ferraço disputasse mais uma vez a cadeira na nova legislatura.
Mas o processo já contou com a ingerência do governador eleito, que teria desfeito o nó e acabado com a movimentação. O interesse de Hartung, segundo interlocutores, é fazer com que seu aliado de primeira hora Guerino Zanon volte a presidir o legislativo.
Quando o PMDB ainda pensava em caminhar com Renato Casagrande, Zanon foi um dos maiores defensores da candidatura de Hartung dentro do partido. Em seu reduto, Linhares, a chegada de Zanon à Presidência da Casa já era comentada pelos eleitores e lideranças políticas locais.
Hartung esbarra, porém, no desejo do plenário. Entre os deputados reeleitos, a ideia difundida é de que a vez para presidir a Casa seria de Hércules Silveira (PMDB). Mas o deputado, que foi abandonado por Hartung na eleição municipal de Vila Velha em 2008, não seria uma opção para o governador eleito. A expectativa é de que haja muita negociação para a escolha do novo presidente da Casa.