sábado, março 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, março 15, 2025
sábado, março 15, 2025

Leia Também:

Hartung retribui fidelidade de Paulo Roberto com cargo no governo

Não é que o movimento político nada discreto do deputado estadual Paulo Roberto (PMDB) na Assembleia Legislativa em favor de Paulo Hartung (PMDB) lhe rendeu mesmo uma vaga na equipe de governo. Ele será o novo secretário-chefe da Casa Civil. Uma de suas principais funções será mediar o diálogo entre o Palácio Anchieta e a Assembleia Legislativa. O nome dele está na nova lista de secretários de Hartung divulgada na tarde desta terça-feira (30). 
 
Outro aliado de Hartung, que foi derrotado nas urnas e ganha uma compensação com espaço na equipe é o ex-líder do governo Renato Casagrande na Assembleia, deputado Elcio Alvares (DEM). Ele vai comandar o Banestes Seguros. Também derrotado na disputa de deputado estadual na eleição deste ano, Anselmo Tozi (PSDB), que permanecerá à frente da Diretoria de Meio Ambiente da Cesan. 
 
Paulo Ruy Carnelli, aliado antigo de Hartung, vai assumir a Secretaria de Transportes e Obras Públicas. Outro nome que vinha sendo cogitado fortemente para entrar no governo Paulo Hartung foi confirmado na tarde desta terça. O delegado Fabiano Contarato, que teve uma atuação contraditória na eleição, mudando de palanque – de candidato ao senado pelo grupo de Renato Casagrande para apoiador de Hartung – conseguiu o que queria: a diretoria do Dentran.
 
João Gaulberto assume a Secretaria de Cultura, aumentando o incomodo que sempre causou nos meios políticos a relação de Hartung com o instituto de pesquisa Futura. José Roberto Santos Neves assume a subsecretaria de Cultura.
 
Chama atenção uma mudança de peça na nova equipe. Ricardo Oliveira, que seria o secretário de Gestão, assumirá a pasta da Saúde. Os aliados do governador eleito Valdir Klug e Robson Leite, assumem, interinamente, as secretarias de Esporte e Turismo, respectivamente. 
 
O ex-secretario de Transportes de Vitória na gestão João Coser (PT), Alex Mariano, assume a Ceturb; Sueli Tonini retorna ao Iema, Regis Matos, que saiu da equipe do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), será o novo secretário de Planejamento. Bruno Marianelli, que foi diretor da Assembleia na gestão Guerino Zanon (PMDB), vai presidir o IPAJM e Denise Cadete, que foi diretora do Ceturb na gestão Hartung, vai comandar a Cesan.
 
Também foram anunciados Albertone Sant’Ana Pereira, como diretor Técnico do Iema; Sandra Silly, como diretora Técnica Cesan. José Eduardo Pereira será diretor de Ralações com os Clientes, também da Cesan. 
 
Na segunda (29), Hartung confirmou o atual secretário de Segurança André Garcia na pasta; o ex-prefeito de Vitória João Coser para a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); o promotor Evaldo Martinell para a pasta de Ações Estratégicas.
 
Outro nome remanescente da equipe e Casagrande é o do atual secretário de Justiça, Eugênio Ricas, que assumiu o cargo no início do ano. Guilherme Dias foi confirmado na presidência do Banestes. José Antônio Bof Buffon vai comandar a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes).
 
Aliado de primeira linha de Hartung, Guerino Balestrassi (PSDB) ficou na secretaria de Ciência e Tecnologia. O tucano, que esteve à frente do Bandes no governo de Renato Casagrande, deixou a instituição batendo a porta e disparando contra o socialista.
 
Outro nome da cota de alianças políticas que foi anunciado ontem foi o da deputada federal Sueli Vidigal (PDT), mulher do deputado federal Sérgio Vidigal, com quem Hartung contou com apoio durante o processo eleitoral. Sueli vai assumir a Secretaria de Assistência Social. João Luiz Paste será o novo subsecretário de Desenvolvimento Urbano.
 
Na última sexta-feira, Hartung anunciou a jornalista Andréia Lopes (ex-Gazeta) para a Secretaria Comunicação e o coronel José Nivaldo Vieira Campos para a Casa Militar. Ainda semana passada, Hartung confirmou o nome da cunhada Ângela Silvares para a Secretaria de Governo e do promotor  Marcelo Zenkner para a Secretaria de Controle e Transparência. 
 
Um dos primeiros nomes anunciados foi o do coordenador da equipe de Transição, Haroldo Rocha, na Secretaria da Educação. Os demais secretários anunciados foram:  Ricardo de Oliveira (Gestão e Recursos Humanos), Rodrigo Rabello (Procuradoria), José Eduardo Faria de Azevedo (Desenvolvimento), Octaciano Neto (Agricultura), Paulo Pelissari (Faculdade de Música), Renzo Colnago (Prodest), Orlando Caliman Júnior, como  subsecretário de Desenvolvimento, Andrezza Rosalém, no Instituto Jones Santos Neves e Ângela Pitanga, como Chefe do cerimonial do Palácio Anchieta.
 

Mais Lidas