A fala do governador Paulo Hartung (PMDB) sobre a crise política nacional, nessa quarta-feira (23), na ocasião da ordem assinatura da ordem de serviço de reforma do Farol de Santa Luzia, em Vila Velha, não combina com a posição de seu partido, que no início da semana, decidiu se posicionar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, selando o rompimento com o governo federal.
Já o governador fez uma fala difusa, defendendo uma retomada do crescimento econômico. Hartung fugiu de assumir um posicionamento sobre a crise que envolve o governo federal. Eleito no palanque do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), ele preferiu não se manifestar se é a favor do impeachment.
“O país está precisando de um rumo claro. No que depender de mim, me chamem para esse trabalho. Não me chamem para brigalhada que estou fora”, disse o governador. A fala de Hartung em descompasso com o posicionamento do PMDB capixaba, sugere que o governador tenta descolar sua imagem da decisão do partido.
Essa dissociação, porém, fica prejudicada pelo fato de o partido se movimentar pela orientação de Hartung, por meio de seu principal aliado na sigla, o deputado federal Lelo Coimbra, que tem sido um dos mais ferozes críticos do governo Dilma na bancada capixaba.
Sobre a decisão do diretório capixaba, que seguiu a posição de São Paulo e Santa Catarina, o deputado federal Lelo Coimbra leva o posicionamento do diretório capixaba ao PMDB nacional no encontro do próximo dia 29. O parlamentar é a favor do impeachment da presidente Dilma e da rejeição de suas contas, seguindo parecer do Tribunal de Contas da União (TCU).
A estratégia neste caso seria a de atacar o governo federal por meio do partido, deixando o governador livre de um posicionamento em um momento delicado da política nacional. Isso porque, a movimentação nacional é bem fragilizada pela série de reviravoltas envolvendo a classe política.
Se por um lado há um forte sentimento na população contrário ao governo federal e ao PT, por outro lado a população não reconhece na oposição um caminho para herdar o futuro político do País. Mais do que a relação institucional, Hartung estaria tentando preservar sua imagem diante das incertezas do cenário nacional.