sábado, março 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, março 15, 2025
sábado, março 15, 2025

Leia Também:

Insatisfeitos do PR recuam e agora querem esfriar o clima para voltar a negociar

O grupo de insatisfeitos do PR, que ensaiou uma saída em bloco do partido por conta da possível candidatura do senador Magno Malta ao governo do Estado em 2014, recuou e agora os esforços são para abrandar o clima no partido e retomar a negociação com o senador. Os insatisfeitos querem paralisar o movimento para que os dois lados reflitam sobre o processo eleitoral do próximo ano.

A preocupação do grupo, que tem principal destaque o secretário de Estado do Esporte Vandinho Leite, que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo ano, é justamente a chapa proporcional. As discussões seguiam esse caminho, mas as conversas foram atropeladas pela posição do vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito (sem partido).

Com pouca habilidade de articulação política, Ito endureceu o discurso contra Magno ao deixar o PR. A movimentação dele prejudicou o diálogo entre os insatisfeitos e o grupo do senador, fazendo com que Malta tomasse atitudes também duras, intervindo nos diretórios para mudar o comando nos municípios.

A possibilidade de Malta disputar a eleição ao governo preocupa as lideranças do partido que vão disputar a proporcional, sobretudo, para quem, assim como Vandinho Leite e o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, que já deixou o PR, vão disputar um assento na Câmara dos Deputados.

Vandinho e Neucimar são nomes fortes na disputa por isso, uma aliança proporcional fica dificultada. Como o grupo só deve eleger um parlamentar, os aliados estão fugindo de uma aliança com candidatos fortes. Neucimar vem procurado uma acomodação que lhe garanta a eleição. Mas Vandinho permanecendo no PR, mesmo com o apoio do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, se o PR sair isolado ou com poucos aliados, terá dificuldade em garantir uma vaga também.

Na disputa estadual, a acomodação é mais fácil, já que não há uma liderança com uma votação expressiva que possa afugentar os concorrentes. O deputado estadual Glauber Coelho tem um bom capital político, mas sua movimentação é centralizada em Cachoeiro de Itapemirim, o que não ameaça outros candidatos com o mesmo peso político.

Na sessão da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (8), Glauber foi citado pela secretária-geral da MD, Janete de Sá, como uma liderança que seria bem-vinda ao partido. O discurso contraria os comentários dos últimos dias nos meios políticos de que a entrada de Glauber na MD atrapalharia o projeto de reeleição de Janete.

Mais Lidas