A temperatura esquentou na sessão desta quarta-feira (27) da Assembleia. Mais uma vez, um dos protagonistas foi o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), que tem se destacado pelas posições firmes, mesmo diante da contraposição dos colegas. Desta vez, a discussão foi com o deputado Euclério Sampaio (PDT).
O motivo foi o projeto que altera a ordem dos pronunciamentos na Fase das Comunicações. O projeto, de autoria de Enivaldo dos Anjos foi lido no Expediente da sessão desta quarta e foi criticado pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). “Esse projeto é um retrocesso para essa Casa de Leis”, apontou o pedetista.
Hoje os primeiros deputados que chegam para a sessão têm preferência na hora de discutir, isso acaba prejudicando quem chega depois. A proposição tem o objetivo de modificar a forma de inscrição dos parlamentares para discursar na tribuna durante a Fase das Comunicações.
A inscrição aposentou o livro que antes regia o processo de fala dos deputados. Atualmente, quem deseja fazer uso da tribuna da casa nesse período deve se inscrever eletronicamente ao chegar ao plenário. Essa inscrição deve ser feita durante os 15 minutos anteriores ao início da sessão.
O projeto de Enivaldo dos Anjos prevê a fala em ordem alfabética. Para isso, o parlamentar quer alterar o artigo 119 do Regimento Interno. “A quem interessa calar os deputados que todos os dias sobem a essa tribuna para apontar os erros dos prefeitos e do governo? Isso beneficia aqueles prefeitos que não fazem nada e que são denunciados nessa tribuna”, criticou Euclério Sampaio, parlamentar que, normalmente, é um dos primeiros a falar na Fase das Comunicações das sessões.
Euclério tem feito pronunciamentos diários, criticando os prefeitos de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), e de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). O deputado entendeu que a matéria seria para evitar o uso político da tribuna.
O deputado Enivaldo dos Anjos rebateu: “Isso aqui parece mais a Escolinha do Professor Raimundo. Todo mundo chegando cedo para poder falar. Houve um consenso para que fosse em ordem alfabética, sem esse desespero para ficar chegando antes do horário para poder falar”, disse Enivaldo dos Anjos.
Guerino Zanon (PMDB) concordou com a matéria. “Meu voto é favorável. Não tem nada de ‘a quem interessa’. Eu não quero ficar na correria, como se fosse videogame, de quem vai marcar primeiro o ponto”, disse, referindo-se ao atual processo de inscrição.
Euclério Sampaio contestou: “Eu não tenho culpa de o meu dedo ser mais rápido do que o de Vossa Excelência”. O presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM), acalmou os ânimos: “Enquanto estivermos aqui ninguém vai calar a voz de Vossa Excelência”, disse, referindo-se ao pedetista.