A movimentação do vereador de Vila Velha Joel Rangel dentro do PMDB, se colocando à disposição do partido para a disputa à prefeitura do município, pode ser a solução que o deputado federal Max Filho (PSDB) procurava. Rangel, que é muito próximo dos Mauro, poderia receber o apoio de Max Filho sem que o tucano precise subir no palanque do amigo, o que seria um reforço e tanto para o vereador.
Mas, para que isso aconteça, algumas arestas precisam ser aparadas. O primeiro passo é tirar do jogo o deputado estadual Hércules Silveira, que não gostou da movimentação de Rangel e reivindica a prerrogativa de disputar a prefeitura pelo PMDB. O deputado foi a primeira opção de Max Filho para formar uma parceria em que surgiria um palanque muito forte na eleição deste ano. O tucano tentou levar o deputado para o PSDB, mas não conseguiu. Hércules preferiu permanecer no PDMB, mesmo sabendo que o governador Paulo Hartung, que também é do partido, não tem planos para ele em Vila Velha.
Para as lideranças do município, porém, o deputado Hércules estaria se movimentando muito lentamente para consolidar sua candidatura, o que acabou abrindo espaço para outras movimentações, inclusive a de Joel Rangel. A entrada do vereador é inesperada e só se sustenta com o reforço do deputado federal e do pai dele, o ex-governador Max Mauro no palanque de Rangel.
Sem isso, o nome de Hércules Silveira tem capital político maior no município. Hércules, aliás, é um dos nomes mais competitivos na disputa municipal. Mas surpreendentemente não tem o apoio do Palácio Anchieta. O governador, inclusive, teria prometido a Max Filho o apoio do PMDB à sua candidatura, caso ele decidisse disputar a prefeitura.
Hartung quer fazer com que Max Filho dispute a prefeitura para deixá-lo fora da corrida ao Palácio Anchieta em 2018, já que nos meios políticos, o deputado federal é um dos nomes cotados para uma possível disputa ao governo, com ou sem Hartung no pleito.
O vereador, que é ligado ao grupo dos Mauro, pode, porém, garantir a presença de Max Filho na disputa municipal sem que ele precise encabeçar um palanque. Além disso, o vereador atende também o interesse futuro do atual prefeito Rodney Miranda (DEM), a quem Rangel também é aliado. O vereador chegou a fazer parte da equipe de governo do atual prefeito. O interesse do Palácio Anchieta também é o de blindar o demista, que assim que encerrar seu mandato, deve ter lugar cativo na equipe de Hartung.