Terça, 30 Abril 2024

Justiça Federal absolve Sueli Vidigal de suposta prática de 'Rachid'

Justiça Federal absolve Sueli Vidigal de suposta prática de 'Rachid'

Denunciada em dezembro de 2018 pela prática de “Rachid” - quando o parlamentar se apropria de parte do salário do servidor em troca da manutenção do cargo - a ex-deputada federal Sueli Vidigal (PDT) foi absolvida na 2ª Vara Federal Criminal no Estado do Espírito Santo. Em decisão divulgada nesta quarta-feira  (28), o juiz Américo Bedê Freire Júnior suspendeu a acusação por falta de utilidade do prosseguimento do processo.


Sueli Vidigal, que é mulher do deputado federal e ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT), foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposta ação ilegal quando exercia mandato de deputada, entre agosto de 2007 e fevereiro de 2008. 


Para a decisão do juiz em extinguir o processo, pesou a constatação do próprio MPF, autor da denúncia, de que “é o caso de se extinguir o processo sem resolução de mérito, porquanto ausente o interesse de agir do órgão de acusação, titular da ação penal”.


Segundo as investigações do MPF em dezembro de 2018 - processo 5010408-72.2018.4.02.5001 - uma assessora da então deputada e um assessor do então deputado estadual Wanildo Sarnáglia (aliado político de Sueli) teriam contado por diversas vezes que transferiram parcela de seus salários para a conta bancária de uma terceira assessora da deputada federal, que repassava os valores para Sueli Vidigal. 


Com isso, Sueli teria recebido vantagem indevida no valor total e já atualizado de R$ 53,7 mil, segundo o órgão. Na ação de improbidade administrativa agora extinta, o MPF pediu que a ex-deputada fosse condenada nas penas do art. 12, III, da Lei 8.429/92, no que se inclui a suspensão dos direitos políticos.


Já na ação penal, o MPF pediu a condenação de Sueli Vidigal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com penas de prisão mínimas de dois e três anos, respectivamente. Alegando falta de provas, no entanto, o órgão ministerial desistiu da acusação.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/