Sem surpresas. O governo do Estado confirmou pelas redes sociais a definição do nome do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para a presidência do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes ). A definição, como Século Diário adiantou na quarta-feira (14) , saiu na noite desta sexta-feira (16) depois de uma reunião entre o tucano e o governador Paulo Hartung (PMDB).
A expectativa de que a vaga estava sendo reservada para o ex-prefeito da Capital surgiu depois da posse do secretariado. Luiz Paulo estava em viagem de férias e o encontro estava sendo aguardado. O tucano retornou na semana passada, mas seguiu direto para o Rio de Janeiro para se reapresentar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde é funcionário de carreira.
Assim que deixou a reunião com Hartung, Luiz Paulo seguiu para a sede do PSDB capixaba, na Praia do Suá para discutir com o partido o futuro cargo. Do encontro com Hartung, também participou o vice-governador César Colnago.
A nomeação de Luiz Paulo acalma os ânimos no PSDB, que reivindicava a presença de um tucano “puro-sangue” na equipe de governo. Dentro do partido, os tucanos históricos se queixavam que outros nomes contemplados com a marca PSDB não são representantes “puro-sangue” do partido e estariam mais ligados ao próprio Hartung. Caso de Guerino Balestrassi (Secretaria de Ciências e Tecnologia), Anselmo Tozi (Cesan) e Paulo Ruy (Secretaria de Transportes e Obras).
Com a ida de Luiz Paulo para o Bandes, ele deixa de ser um nome na corrida à presidência do partido. Seguem na disputa a ex-deputada Rita Camata, que seria favorita na eleição que acontece em março, e o deputado federal eleito Max Filho.
Luiz Paulo iniciou o processo eleitoral do ano passado, visando a uma cadeira no Senado, mas dadas as movimentações que levaram o partido para o palanque de Paulo Hartung, ele recuou em sua articulação e acabou disputando uma vaga de deputado federal, ficando na segunda suplência da coligação, atrás de Norma Ayub (DEM).