A insatisfação do tucanato capixaba com relação ao espaço do PSDB no governo parece ter sido ouvida pelo governador Paulo Hartung (PMDB). Um espaço estratégico estaria sendo reservado para um aliado antigo do peemedebista. O ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas é o nome cotado para comandar o Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes).
O tucano está em férias e retorna na próxima segunda-feira (12), seguindo direto para o Rio de Janeiro, onde reassume seu cargo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas já teria agenda com o governador Paulo Hartung com quem não conversou até o momento sobre acomodação no governo.
Na disputa eleitoral do ano passado, Luiz Paulo pretendia disputar o Senado e seu grupo no PSDB articulava a aliança com o palanque de Renato Casagrande para que o ex-prefeito tivesse o espaço para a disputa majoritária. Mas a movimentação do então presidente do partido César Colnago levou a sigla para o palanque de Paulo Hartung, garantindo a vice para o próprio Colnago. Luiz Paulo disputou a eleição para deputado federal, ficando com a segunda suplência na chapa, atrás de Norma Ayub (DEM).
No PSDB havia uma insatisfação muito grande porque figuras históricas do partido não haviam sido chamadas para conversar e os espaços cedidos ao partido, em tese, foram para pessoas ligadas a Hartung e não ao partido. Caso de Paulo Ruy Carnelli, Anselmo Tozi e o próprio Guerino Balestrassi.
O vice-governador César Colnago, que foi o principal articulador da ida do partido para o palanque de Hartung, também não conseguiu acumular uma secretaria, como se cogitava logo após as eleições. Para os meios políticos, isso faz parte de uma estratégia de Hartung de não criar um supersecretário, perdendo o controle do aliado e desarrumando uma disputa interna no grupo visando à sucessão de Hartung. Como tem outros aliados na nova sigla, Hartung evita dar muitos poderes a Colnago, temendo que o tucano poderia ganhar destaque antes da hora e desequilibrar o jogo sucessório de 2016.