O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) está correndo o Estado, subindo no palanque de candidaturas favoritas para ganhar musculatura para o cenário de 2014. Mas ele não é a única liderança que vem disputando o espaço político, apoiando aliados na eleição deste ano.
Enquanto o governador Renato Casagrande atua discretamente para tentar manter unida a base e garantir a governabilidade, o senador Magno Malta (PR) vai trabalhar abertamente em favor de seus aliados.
Como em boa parte dos municípios PMDB e PR estão em palanques diferentes, Hartung e Malta podem acabar se enfrentando em algum momento da eleição. Diferentemente de Hartung, porém, Malta não escolhe apenas palanques favoritos, vem trabalhando para fortalecer seus aliados e sair vitorioso da disputa.
Por isso, em alguns municípios, o senador que é conhecido por ter muita desenvoltura no palanque, atraindo os eleitores, acaba sendo uma liderança mais disputada que o próprio Hartung, conhecido por ser um político de gabinete, que não gosta muito de batalhar o voto.
Na tentativa de criar atrito entre o senador e o governador Casagrande, o grupo de Hartung é que estaria levantando a lebre de que Malta seria candidato ao governo em 2014. O senador já negou a intenção, mas hoje não nega mais. Para os meios políticos, ele estaria alimentando essa leitura para ganhar mais musculatura política.
Dependendo do resultado da eleição, o senador pode ser uma importante peça na disputa sucessória de 2014. Algo que o governador Renato Casagrande já parece ter percebido, tanto que nas costuras pré-eleitorais, fez alianças importantes com o PR do senador.