quarta-feira, janeiro 22, 2025
26.6 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 22, 2025
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Leia Também:

Manato foi um dos que não faltaram a nenhuma sessão na legislatura passada

O deputado federal Carlos Manato (SD) pode continuar se orgulhando de uma marca no Congresso Nacional. Segundo levantamento do Congresso em Foco, na legislatura passada, de 2011 a 2014, apenas cinco deputados participaram de todas as sessões deliberativas do plenário. Além de Manato, também podem se orgulhar do feito os deputados Lincoln Portela (PR-MG) Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).
 
Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Por determinação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que atendeu a demanda dos próprios colegas, os registros de presença antes veiculados no portal institucional agora só são fornecidos por meio da legislação de transparência.
 
De acordo com o levantamento da Câmara, os cinco congressistas mais presentes em sessões de votação correspondem a menos de 1% dos 648 deputados que passaram pela Casa nos últimos quatro anos. Para o Congresso em Foco, a presença massiva dos parlamentares assíduos foi reconhecida pelo eleitor: Reguffe virou senador, e os demais se reelegeram. 
 
Mas no caso de Manato, o que garantiu sua reeleição, na verdade, foi a acomodação em uma coligação com candidatos em condições de puxar sua candidatura, lhe garantindo legenda, afinal, ele ficou bem distante do quociente eleitoral, com 67.631  votos.
 
O deputado disse ao Congresso em Foco que sua última falta em sessão deliberativa ocorreu há dez anos, em setembro de 2005, data do falecimento do pai. Desde então, o deputado não se ausentou dos compromissos legislativos em plenário sequer uma vez. 
 
“Participei das sessões mesmo quando estava doente, com o braço quebrado ou com febre, por exemplo. Houve situações em que perdi o aniversário dos meus filhos e do meu casamento”, disse Manato ao Congresso Foco.
 
O estudo das listas de presença da Câmara revela ainda que quatro deputados faltaram o equivalente a dois anos de sessões. Para Manato essas ausências prejudicam a produtividade legislativa, já que algumas votações não reúnem quórum suficiente para que sejam viabilizadas. 

Mais Lidas