A movimentação da vice-prefeita de Conceição da Barra, norte do Estado, Adelia Marchiori (PMDB), e de um grupo de vereadores do município, diante do afastamento do prefeito Jorge Donati (PSDB), logo após o carnaval, para tratar problemas de saúde, antecipou e acirrou ainda mais o processo pré-eleitoral na cidade.
Donati está no segundo mandato e não disputará a reeleição e foi justamente a escolha dos sucessores é que acirrou os ânimos na classe política local. A expectativa da vice, que está na gestão desde o primeiro mandato, era de que ela fosse a escolhida do prefeito para sucedê-lo, mas Donati vai tentar emprestar seu capital político aos secretários Alex Moura (Finanças), que será o candidato a prefeito, e Chicão (Agricultura), que compõe a chapa como vice.
Mesmo com a movimentação da vice-prefeita e de um grupo de seis vereadores, a tendência é de que a disputa fique entre Jorge Donati e o ex-prefeito Manoel Pé de Boi (PMN). O prefeito tem a boa avaliação com o eleitorado, mas com um candidato de pouca visibilidade. Chicão teria mais densidade, mas não estaria disposto a encabeçar a chapa.
Do outro lado, Pé de Boi pode ter o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), que já teria se comprometido com a candidatura do ex-prefeito. Outro problema para Donati é o fato de o ex-deputado Mateusão Vasconcelos, que cumpre pena em regime semi-aberto, estar circulando por suas bases eleitorais. Em Conceição da Barra, ele divide o eleitorado mais carente com Donati.
Além deles, o PSOL tenta emplacar a Professora Geralda, mas sem estrutura financeira, o bom desempenho que teve na eleição passada pode não ser suficiente para torná-la competitiva. Se Hartung vai para Conceição da Barra para dar peso ao palanque de Pé de Boi, Renato Casagrande também deve caminhar por lá e reforçar o palanque do professor Fabrycio (PSB), mas as chances do socialista decolar a candidatura, por enquanto, são pequenas diante da movimentação de outras lideranças mais tradicionais do município.

