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Marina recua na corrida presidencial, mas continua liderando no Espírito Santo

Os ataques à candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, se refletiram em seu desempenho no Espírito Santo. É o que mostra a pesquisa Brand/Século Diário deste mês. Segundo o levantamento, Marina caiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, a primeira em que ela participou como candidata

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Ainda assim, ela segue na liderança da corrida presidencial do Estado. Para Lucas Margotto, diretor da Brand Pesquisas, o recuo de Marina segue a tendência nacional. 
 
Segundo a pesquisa, a presidenciável tem 35% das intenções de voto. Dilma Rousseff (PT) tem 26% e Aécio Neves (PSDB) 20%. O número de indecisos é de 11% e brancos e nulos 6%. Pastor Everaldo (PSC) tem 1% e Luciano Genro (PSOL) 1%. 
 
Em agosto, Marina tinha 40% das intenções de votos estimuladas – quando é apresentado ao eleitor um disco com os 11 nomes dos postulantes ao cargo de presidente da República. Margotto considera que esses quatro pontos percentuais são os mesmos que a socialista teve de incremento em sua rejeição perante os eleitores capixabas, no intervalo entre as duas pesquisas.
 
“Quando foi a campo, entre quarta e sexta-feira da semana passada, a pesquisa BRAND/Século Diário captou um certo reflexo do que vem acontecendo país afora: sob ataques diários dos principais adversários, Dilma e Aécio Neves, a presidenciável Marina Silva perdeu parte de seu capital eleitoral nos diferentes estratos de eleitores do Espírito Santo”, revelou. 

Mas, de acordo com o diretor da Brand, isso não parece uma ameaça à liderança de Marina, embora a candidata à reeleição Dilma tenha crescido sete pontos percentuais na preferência dos eleitores entre agosto e setembro – o que também coincide com sua ligeira recuperação no cenário do país. Dilma também registrou a maior queda no índice de rejeição, passando de 39% em agosto para 29% em setembro.

 
“Já Aécio Neves, que teve forte queda na preferência dos eleitores capixabas após a entrada de Marina Silva na disputa, em 19 de agosto, vê sua candidatura se recuperar no Estado. Aécio tinha 15% das intenções de voto estimuladas em agosto, e passou a 20% em setembro. Tudo indica que o candidato do PSDB tenha reconquistado parcela de eleitores que ele mesmo havia perdido para Marina. A 'rejeição' ao senador mineiro flutuou pouco, dentro da margem de erro da pesquisa: passou de 9% em agosto para 10% em setembro”, explicou.
 
No levantamento espontâneo, a diferença entre Marina e Dilma é de seis pontos e o número de indecisos aumenta. Marina aparece com 28% e Dilma com 22%. Indecisos são 26%. Aécio Neves se distancia das duas, com 16% das citações. 
 

Para Margotto, o número de indecisos na estimulada aponta para a expectativa de não haver mais grandes mudanças na disputa presidencial até o próximo dia 5 de outubro. 

 
“Com este cenário, tendo os indecisos recuado de 17% para 11% entre agosto e setembro, quando estimulados, não precisamos esperar por grandes surpresas até o dia das eleições. No Espírito Santo, Marina Silva deve continuar liderando, agora seguida um pouco mais de perto por Dilma, com Aécio voltando ao patamar de intenção de votos que tinha no começo da corrida eleitoral. Pelas projeções da mais recente pesquisa BRAND/Século Diário, Marina deve vencer no Espírito Santo, com mais de 40% dos votos válidos a seu favor”.

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