sexta-feira, dezembro 5, 2025
25.9 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 5, 2025
sexta-feira, dezembro 5, 2025

Leia Também:

Mazinho dos Anjos pede anuência em desfiliação do PSDB para Arnaldinho

Deputado estadual criticou “tomada” do diretório estadual pelo prefeito de Vila Velha

...
Lucas S.Costa/Ales

O deputado estadual Mazinho dos Anjos solicitou, nesta sexta-feira (5), que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assine uma carta de anuência para a sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nessa quinta-feira (4), foi anunciado que Arnaldinho se filiaria à sigla e seria colocado na presidência do diretório estadual, em um acordo costurado diretamente com o presidente nacional dos tucanos, o deputado federal mineiro Aécio Neves.

Mazinho encaminhou por WhatsApp o modelo de carta para Arnaldinho, restando apenas a assinatura do novo presidente – apesar de o prefeito de Vila Velha ainda não ter sido formalmente empossado. Mazinho afirma que discorda da “tomada” do diretório estadual.

“Pelo que li na imprensa, hoje se inicia seu mandato na Executiva Estadual do PSDB/ES. Considerando que essa construção ocorreu sem participação ou diálogo com as lideranças locais que vinham trabalhando na reorganização do partido desde as eleições de 2022 e 2024, não me sinto confortável em permanecer na sigla”, disse Mazinho na mensagem a Arnaldinho – segundo o próprio deputado estadual – desejando também “sucesso nesse novo projeto”.

Questionado por Século Diário se já iniciou conversa com algum outro partido, Mazinho afirmou que, por enquanto, não. “Vou aguardar se o atual presidente vai me liberar. Se não liberar, tenho que judicializar”, justificou.

Mazinho já havia anunciado que não pretendia permanecer com a chegada de Arnaldinho, e não foi o único. Vandinho Leite, seu colega na Assembleia Legislativa (Ales), também comunicou que vai deixar o PSDB, tendo em vista que foi tirado da Presidência estadual sem a menor cerimônia. Outro que está de saída é Max Filho, ex-prefeito de Vila Velha e adversário declarado do novo presidente estadual tucano.

No caso de Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite, há o agravante de os dois serem aliados do governador Renato Casagrande (PSB), e comprometidos com a pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Governo do Estado. Vandinho, inclusive, é o líder do governo na Assembleia Legislativa.

Já Arnaldinho Borgo tem declarado aos quatro ventos que também está decidido a se candidatar a governador no ano que vem, e não aceita ser vice na chapa de Ferraço. Resta saber se ele pretende mesmo sustentar a posição, ainda que isso implique um rompimento com a base governista de Casagrande.

De qualquer forma, com Arnaldinho, o quadro de filiados dos tucanos ganha um nome de peso no Estado, o que pode contribuir para mudar o patamar do partido. Outrora uma sigla poderosa, a ponto de ocupar a Presidência da República, o PSDB está em decadência e corre o risco inclusive de ser extinto, caso seu desempenho não seja suficiente para superar a cláusula de barreira nas eleições do ano que vem.

O PSDB chegou muito perto de ser incorporado ao Podemos no meio deste ano. Entretanto, uma reação iniciada por militantes históricos acabou fazendo com que os planos fossem mudados. O próprio Aécio Neves, protagonista de uma eleição acirrada contra Dilma Rousseff (PT) em 2014, caiu em desgraça com as investigações da Lava Jato, mas vem recuperando parte do prestígio perdido.

A depender da condução de Arnaldinho, os tucanos também poderiam tentar retomar o protagonismo no Estado. Hoje, o PSDB tem apenas quatro prefeitos em cidades capixabas, e não elegeu deputados federais e senador em 2022. Na Assembleia são (ou talvez seja necessário dizer, eram) dois deputados estaduais: Vandinho Leite e Mazinho dos Anjos.

Mais Lidas