O PT do Espírito Santo, seguindo a orientação da Nacional, realiza um bandeiraço nesta segunda-feira (10), em comemoração aos 34 anos de existência do partido. Mas no convite à militância, a direção alerta para que a base não leve materiais alusivos à campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, o que poderia configurar o ato como propaganda antecipada.
Em Vitória, os petistas se concentram em três pontos da cidade, por volta das 17h30, na Rodoviária de Vitória, no início da Reta da Penha e na Enseada do Suá, próximo à Praça do Papa. Mas apesar da orientação para evitar a propaganda antecipada, vai ser difícil dissociar o evento da campanha do PT.
Na postagem do PT Nacional nas redes sociais convocando a militância, o tema vem à tona. “Os eventos comemorativos devem se transformar em um momento de organização e mobilização em favor da campanha pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff e do nosso projeto democrático e popular”.
Por outro lado, o evento pode ser uma oportunidade de o partido no Estado de se reaproximar das ruas, uma meta que vem sendo discutida pelas diferentes correntes do PT. Nos últimos anos, o PT capixaba adotou uma prática política muito pragmática, que afastou a base das articulações.
No plano estadual, o partido mantém o posicionamento de permanecer no palanque do governador Renato Casagrande, mas vai realizar no primeiro semestre do ano uma série de seminários nas cinco regiões do Estado, com o objetivo de colher elementos para a elaboração de um programa de governo para o Espírito Santo.
A fiscalização em relação à propaganda eleitoral antecipada está mais rígida. No mês passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou nove partidos por essa irregularidade. A denúncia foi feita com base nos programas partidários veiculados no segundo semestre deste ano.
Esta semana a Justiça Eleitoral determinou que o senador Ricardo Ferraço (PMDB) retirasse das principais vias da Grande Vitória um outdoor comemorativo à escolha dele em um levantamento feito pela Revista Veja, em que o parlamentar é apontado como o segundo melhor senador do ano passado
No caso das legendas que fizeram propaganda antecipada, elas ainda podem ser multadas em até R$ 25 mil, assim como os beneficiários.