sábado, janeiro 18, 2025
30.5 C
Vitória
sábado, janeiro 18, 2025
sábado, janeiro 18, 2025

Leia Também:

Movimentação de Rose com ministros irrita Hartung

A batalha de bastidores entre o governador Paulo Hartung e a senadora Rose de Freitas tem causado divisões na classe política capixaba e atritos no governo federal. No contexto dessas discussões está o acesso aos ministros do governo Temer. Ambos são do PMDB, partido do presidente, mas a senadora tem conseguido sair na frente nessa disputa por espaço, o que estaria irritando o governo do Estado. 
 
No grupo político da Agência Congresso, nas redes sociais, ganhou destaque a polêmica aberta com a vinda do ministro da Saúde Ricardo Barros ao Espírito Santo na próxima segunda-feira (16). Segundo informações da Agência Congresso, o governador não teria ficado satisfeito com o desfile de ministros ao lado de Rose de Freitas no Estado e teria escalado um deputado federal para pedir ao ministro que não viesse. 
 
Mas o ministro confirmou a agenda no Estado ao lado da senadora pela manhã. Como Hartung e Rose não dividem o mesmo espaço, mais uma vez, o Palácio Anchieta deve ficar fora da programação e mais uma vez deve se repetir o ato deselegante do governador de não enviar representante, como aconteceu na vinda do ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, no fim de setembro. 
 
Além do ministro, senadora trará ao Estado a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia. Ela aceitou convite para inaugurar em Vitória o Centro Avançado que irá reunir as varas da infância da Capital.
 
A movimentação da senadora estaria sendo tratada no Palácio Anchieta como um “governo paralelo”. A parlamentar tem atraído recursos por meio de emendas e desembaraço convênios dos municípios com o governo federal. Já Hartung, de saída do PMDB por causa do desgaste do governo Temer, não consegue transitar como Rose no Palácio do Planalto ou tampouco neutralizá-la dentro do Estado.  

Mais Lidas