sexta-feira, janeiro 24, 2025
24.9 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 24, 2025
sexta-feira, janeiro 24, 2025

Leia Também:

MPES vai apurar fechamento de 290 salas de aulas no Estado

Em uma reunião que durou quatro horas e meia, professores, pais e estudantes entregaram ao Ministério Público Estadual (MPES) uma denúncia sobre o fechamento de 290 salas de aula na rede pública de ensino em todo o Estado. A reunião aconteceu nessa quinta-feira (26) na sede do Ministério Público, na Enseada do Suá, Vitória.

O fechamento de salas tem sido um dos problemas que mais têm incomodado pais, alunos e professores. Embora haja uma determinação do Ministério da Educação para o respeito de 1,2 metro entre as carteiras dos alunos, e de dois metros das carteiras frontais até o professor, muitas turmas estão sendo “amontoadas” para cumprir a determinação do governo de juntar turmas. Isso porque, turmas menores estão sendo fechadas em nome de uma racionalização dos gastos, o que tem levado à demissão de professores em Designação Temporária (DTs).  

 
Na reunião dessa quinta-feira (26), na 7ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, cerca de 40 representantes de segmentos ligados à educação questionaram o fechamento das salas de aulas. O encontro serviu para debater a implantação do projeto que institui as escolas de ensino médio em tempo integral no Estado – Escola Viva. 
 
Segundo informações do site do Ministério Público, na segunda-feira (23) dois procedimentos preparatórios foram insaturados para averiguar a questão. O MPES vai analisar as informações sobre o fechamento de turmas e, caso entenda necessário, adotará as medidas cabíveis.
 
“Os estudantes, especialmente, puderam debater assuntos do seu interesse com outros alunos, familiares, professores e o MPES. Eles estão tendo uma grande oportunidade. Foi uma aula prática de cidadania”, disse a titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel.
 
O projeto Escola Viva está tramitando na Assembleia. A urgência do projeto foi retirada pelo governo, devido à pressão popular. A matéria está em análise na Comissão de Educação da Casa. Quanto ao fechamento de turmas, a medida atenderia aos cortes efetuados pelo governo para a redução de gastos. 

Mais Lidas