Um dos motivos para que podem levar o secretário de Esportes do Estado Vandinho Leite a PR é a acomodação para a disputa de deputado federal no próximo ano. Partido para acomodá-lo, o secretário já tem, com a criação da Mobilização Democrática (MD).
Mas resta saber se o partido vai conseguir trazer lideranças com peso para a disputa proporcional ou conseguir fazer um arco de alianças que dê a Vandinho os votos necessários para atingir o quociente eleitoral e garantir a vaga na Câmara.
Em abril do próximo ano, Vandinho deve se desincompatibilizar do cargo devido ao calendário eleitoral e retornar à Assembleia Legislativa. A cadeira hoje é ocupada pelo deputado Cacau Lorenzoni (PP). No MD, o secretário evitaria que algum suplente questione na Justiça o direito à cadeira.
Para a MD, a migração de Vandinho também é vantajosa, já que o grande objetivo do partido em 2014 é conseguir representatividade na Câmara dos Deputados e o secretário vem sendo apontado como um forte candidato à disputa do próximo ano.
Mas há problemas também nessa migração. Justamente por ser um candidato forte, a ida de Vandinho pode dificultar as costuras do partido para alianças proporcionais. O PSB, por exemplo, foi uma das opções tanto de Vandinho quanto do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. Mas o peso das lideranças dificultou a ida para o partido do governador Renato Casagrande.