Eleito com 48.829, o deputado federal eleito Evair de Melo (PV) é a novidade na bancada federal a partir de 2015. Mas se na Grande Vitória ele não é um político tão popular, no interior do Estado criou uma rede forte de aliança com os setores produtivos do campo e não foi só por ser presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Degustador de café, comandou a primeiro centro especializado na qualidade do produto, que deu projeção ao município de Venda Nova do Imigrante e ao Espírito Santo neste setor. O que projetou sua imagem também como político, ainda que sem querer.
Em entrevista a Século Diário, que vai ao ar neste sábado (20), o deputado federal eleito conta sua trajetória de vida, que começa na zona rural de Conceição do Castelo, no sul do Estado, e culmina com a eleição de deputado federal, passando por uma disputa para a prefeitura de Venda Nova do Imigrante, em que perdeu por pouco mais de 100 votos para o atual prefeito, Dalton Perim (PMDB).
Na entrevista, Evair vai contar como ajudou por meio da cooperativa, a agregar valor ao café capixaba e como isso elevou o valor do produto no mercado internacional. Ele explicou ainda por que trocou o PSDB, partido pelo qual disputou a prefeitura, pelo PV e como se identifica com o conceito do partido.
Evair de Melo explica ainda como pretende atuar na Câmara dos Deputados e destaca a importância do investimento na ciência e tecnologia para a melhoria da produção e a proteção do meio ambiente.