Os deputados estaduais novatos participaram nesta quarta-feira (21) de um seminário sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa, os ritos das sessões ordinárias e as reuniões das comissões. A legislatura que terá início no próximo dia 1º de fevereiro, com a posse dos deputados terá 16 novatos no plenário.
A palestra, desenvolvida pelo secretário Geral da Mesa, Carlos Eduardo Casa Grande, tem o mesmo objetivo dos outros cursos do seminário: ambientar os representantes eleitos com o funcionamento do Parlamento capixaba.
Esta é a quarta edição deste seminário, realizado anteriormente em janeiro de 2003, 2007 e 2011. Mas não são apenas os novatos que participam do curso. Para que os novos deputados o evento serve para que possam se sentir mais seguros, como também para os servidores, para que não fossem tão demandados por questões muitas vezes simples, mas que, por desconhecimento, se tornam complexas.
O Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, Julio César Bassin Chamun ministrou palestra sobre o processo legislativo. Puderam participar do seminário, parlamentares, eleitos e reeleitos, e seus assessores, num total de três vagas concedidas por gabinete: uma para o deputado e outras duas para seus assessores.
Nesta quinta-feira (22), o seminário segue com o tema “Comunicação e Publicidade Oficial na Ales”, que será ministrado pelo secretário de Comunicação Social da Casa, Marcelo Bozio Monteiro..
Ainda nesta quinta, o diretor-geral da Assembleia Paulo Marcos Lemos falará sobre os “Principais aspectos administrativos da Ales”. A última palestra do seminário abordará as “Prerrogativas dos deputados e mecanismos de Controle Parlamentar da Administração Pública”. Para falar sobre o tema, o procurador da Ales, José Arimathea Campos Gomes.