Sábado, 11 Mai 2024

​Pastores rejeitam ataques que demonizam opiniões contrárias a Bolsonaro

Usiel_Kenner_divulgacao Divulgação

"No mínimo, podemos chamar isso de desonestidade intelectual". Assim se posicionaram os pastores Usiel Carneiro e Kenner Terra, integrantes do Fórum Evangelho e Justiça, que reúne lideranças evangélicas da Grande Vitória, para refutar ataque aos pastores progressistas, especialmente aqueles que são críticos do governo Jair Bolsonaro. Os líderes evangélicos rejeitam as críticas e citam análise elaborada por Franklin Ferreira, teólogo formado na Universidade Mackenzie, ligado ao presidente.

Ele é autor do livro Contra a idolatria do Estado, assumidamente conservador, com uma militância contra a esquerda e os evangélicos progressistas. Bolsonaro gravou um agradecimento ao pastor, referindo-se ao livro como uma "obra magnífica" que juntava "fatos históricos e a nossa Bíblia sagrada". Franklin Ferreira vem desde a última década repudiando a proximidade de evangélicos progressistas com o então governo petista, passou da admiração a Bolsonaro à defesa política e teológica de sua campanha e, posteriormente, de sua gestão.

Crítico do "esquerdismo", do "liberalismo teológico" e do "comunismo", foi um defensor da Lava Jato, chegando a fazer uma convocação pública pela indicação do procurador Deltan Dallagnol para a Procuradoria Geral da República (PGR). Ele também é um dos fundadores e presidente da Coalizão pelo Evangelho, uma associação evangélica conservadora, majoritariamente calvinista, que funciona como a versão brasileira da estadunidense The Gospel Coalition, e da diretoria do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), que em julho deste ano esteve com Bolsonaro para reivindicar, entre outras pautas, a imunidade tributária nas doações que as igrejas fazem para suas obras missionárias no exterior.

Para os pastores Kenner Terra e Usiel Carneiro, a proposta de identificação dos progressistas de Franklin Ferreira é "na verdade, uma lista inquisitória obscura, cujo objetivo é demonizar a todos que não estão exatamente enquadrados na sua forma hiperfundamentalista de pensar a fé e escolhas políticas". Eles destacam que "ultimamente, a expressão "progressistas" passou a ser demonizada e usada como instrumento de ataques pouco acurados".

Por ser um conceito escorregadio e dificilmente delineável, pode significar qualquer coisa. Um exemplo dessa problemática imprecisão se encontra na definição proposta por Franklin Ferreira, que o aplica "a quem repudia a Bíblia como Palavra de Deus, não crê na trindade, desconsidera a salvação pela graça, rejeita a possibilidade da ação sobrenatural, etc. A lista feita é grande e mistura, de forma generalizante, uma série de pontos da teologia, como se liberais, neo-ortodoxos, neoconservadores, pós-liberais fossem a mesma coisa, permitindo colocar qualquer pessoa, sem nenhum critério, dentro dessa categoria".

Usiel Carneiro e Kenner Terra rejeitam a análise de Ferreira, que, "para arrematar e ferir a sensibilidade espiritual dos evangélicos, afirma que os supostos progressistas "se submetem a uma Ideia (sic) e não à revelação". Para quem não está muito acostumado com discussões epistemológicas, precisamos informar que esse tipo de imprecisão conceitual seria desconsiderado, tratado como calúnia ou senso comum – ou, dependendo da análise, mentira".

"Franklin reclama que os fundamentalistas são acusados de racistas, fascistas e homofóbicos. Seria isso um absurdo? A história nos mostra que foram exatamente esses grupos cristãos que engrossaram as fileiras da Ku Klux Klan, eram escravocratas (alguns senhores e traficantes de escravos), apoiaram ditaduras (como os presbiterianos no Período de Chumbo) e até hoje aceitam passivamente, com as reservas necessárias para não serem incriminados, frases como 'gays devem morrer', proferia pelo pastor fundamentalista Steven Anderson", destacam.

Os dois pastores do Fórum Evangelho e Justiça entendem que a análise de Franklin Ferreira é perversa, na medida em que demoniza o contraditório, e falsifica propositalmente o sentido do termo. "Resumidamente, a perspectiva progressista tenta ser, em suas múltiplas variações, uma terceira via. Ou seja, o progressista é crítico a qualquer fundamentalismo, busca manter a "mesa posta" para o diálogo e crê na importância da fé cristã madura e contextual diante de uma sociedade cansada, com razão, de posturas evangélicas pouco coerentes com o Reino".

Portanto, o progressista, contrariando Franklin Ferreira, a definição de alguns, acredita no Estado Democrático de Direito, mesmo que reconheça suas limitações; iluminados pela vida e obras de Jesus e profetas, defende os Direitos Humanos como parte de sua missão, o que significa ecoar as memórias do Protestantismo; não encontra em nenhuma proposta político-partidária a encarnação do Reino, mas sempre será crítico a projetos que apoiem ditaduras, alimentem discursos de ódio, relativizem as causas da violências ou tenham pouca sensibilidade social.

Desse modo, apontam os pastores, "os grupos tratados como progressistas são plurais e podem, sem qualquer incoerência, preservar aquele conjunto de crenças negadas a eles por Franklin, ao mesmo tempo em que sejam dialogais. É preciso entender, de uma vez por todas, que as discussões teológicas e horizontes pastorais não se circunscrevem, obviamente, aos campos liberal e fundamentalista, e nem o mundo pode ser fechado entre extrema direita e extrema esquerda".

Kenner e Usiel afirmam: "Em seu maniqueísmo característico, o fundamentalismo, seja ele de qualquer vertente, é incapaz de admitir um espaço de reflexão que se revele mais razoável, maduro ou livre do que o seu. Ele precisa desqualificar, estigmatizar, e assim prevenir a quantos puder para que parem de ouvir outros discursos, a fim de manterem as mentes cativas para si".

O que o fundamentalista chama de apologética, na verdade, é a defesa de suas perspectivas como se fossem o único caminho possível. Dessa forma, maturidade e liberdade são características que lhe parecem ameaçadoras. O fundamentalismo rejeita revisões e perguntas que possam ficar sem respostas imediatas, e muito dificilmente lida com o básico da vida: a humanidade. No caso desse autor, o engodo é maior, porque seu público apoia o projeto político atual e já tendencia significativamente a análise".

Destacam os dois líderes: "É exatamente com a postura progressista que nos identificamos e que em nada isso fere nosso respeito às Escrituras, nosso senso de dever cristão e dependência da Graça Divina. Na experiência de ampliar o espaço de reflexão da fé com a vida, seus desafios sociais e existenciais, temos confirmado, dia a dia, a grandiosidade do Evangelho, a centralidade de Cristo e a indispensabilidade do Espírito. Qualquer definição que desconsidere isso não passará de generalização ou falsidade teológica".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 13

VALDIVINO VIEIRA DE JESUS em Segunda, 24 Agosto 2020 16:17

o pastor de verdade não se envolvem com negócios desta vida. precisam somente atender as ordens de DEUS e deixar de contendas para apoiar quem quer que for e principalmente o Presidente BOLSONARO QUE É UM HIPÓCRITA,

o pastor de verdade não se envolvem com negócios desta vida. precisam somente atender as ordens de DEUS e deixar de contendas para apoiar quem quer que for e principalmente o Presidente BOLSONARO QUE É UM HIPÓCRITA,
Edson Ribeiro em Terça, 25 Agosto 2020 09:13

Acredito que esses dois não falam pelos demais pastores de Vitoria, Pastor Batista Edson Ribeiro !

Acredito que esses dois não falam pelos demais pastores de Vitoria, Pastor Batista Edson Ribeiro !
Araujo em Quarta, 26 Agosto 2020 09:56

Onde começa o erro: "uma associação evangélica conservadora, majoritariamente calvinista". O apóstolo Paulo diz: "sede meus imitadores como fui de Cristo". Se o cidadão é Calvinista já tá errado por aí, começa fora das Escrituras, do Evangelho Eterno.

Dessas derrapadas do Ego de religiosos sobre o que é a verdade, ou a saber que a linha que eu sigo é a correta, é que vai dar nessa picaretada toda que se transformou o evangélico brasileiro com influência estadunidensse.

Vão seguir a Cristo, que é o Caminho. Bolsonaro é o que a Bíblia fala, pelos frutos, conhecereis a árvore. Indo mais adiante, "a boca fala daquilo que está cheio o coração". Então, Bolsonaro indo a igreja disse que sua vontade era encher de porrada a boca do jornalista. Ele estava indo a Basílica, notaram. Igreja abre porta para qualquer um, mas passar pela Porta Estreita, é outros 500.

Jesus fez a vontade do Pai, e não usou da política, Deus é bom, Jesus fez bondade porque essa era a vontade do Pai. Voltemos a Bolsonaro: "vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos. Quanto mais o vosso Pai Celestial". Entã, Bolsonaro é um sujeito mal. mal marido, mal pai, mal funcionário público militar, mal congressista e sabe dar boas dádivas aos seus filhos, mesmo usando dinheiro público e tráfico de influência, além de outros arbítrios. Você que usou o Templo de Deus para incentivar o rebanho de Cristo a votar em Bolsonaro, ou em outro candidato, sua hora vai chegar meu amigo.

Deus é justo juiz, e não deixa escarnecer o seu nome, sua palavra, e sua igreja. Se cuida otário. Põe a tua boca no pó porque talvez ainda haja esperança para sua vida. Calvinista, nada é um bando de CHAUVINISTA.

Onde começa o erro: "uma associação evangélica conservadora, majoritariamente calvinista". O apóstolo Paulo diz: "sede meus imitadores como fui de Cristo". Se o cidadão é Calvinista já tá errado por aí, começa fora das Escrituras, do Evangelho Eterno. Dessas derrapadas do Ego de religiosos sobre o que é a verdade, ou a saber que a linha que eu sigo é a correta, é que vai dar nessa picaretada toda que se transformou o evangélico brasileiro com influência estadunidensse. Vão seguir a Cristo, que é o Caminho. Bolsonaro é o que a Bíblia fala, pelos frutos, conhecereis a árvore. Indo mais adiante, "a boca fala daquilo que está cheio o coração". Então, Bolsonaro indo a igreja disse que sua vontade era encher de porrada a boca do jornalista. Ele estava indo a Basílica, notaram. Igreja abre porta para qualquer um, mas passar pela Porta Estreita, é outros 500. Jesus fez a vontade do Pai, e não usou da política, Deus é bom, Jesus fez bondade porque essa era a vontade do Pai. Voltemos a Bolsonaro: "vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos. Quanto mais o vosso Pai Celestial". Entã, Bolsonaro é um sujeito mal. mal marido, mal pai, mal funcionário público militar, mal congressista e sabe dar boas dádivas aos seus filhos, mesmo usando dinheiro público e tráfico de influência, além de outros arbítrios. Você que usou o Templo de Deus para incentivar o rebanho de Cristo a votar em Bolsonaro, ou em outro candidato, sua hora vai chegar meu amigo. Deus é justo juiz, e não deixa escarnecer o seu nome, sua palavra, e sua igreja. Se cuida otário. Põe a tua boca no pó porque talvez ainda haja esperança para sua vida. Calvinista, nada é um bando de CHAUVINISTA.
ELDA CUNHA MARTINS em Segunda, 31 Agosto 2020 13:24

Jesus também encheu de porrada os vendilhões do templo. Tudo tem limite. Um dia esgota e só um perverso suporta tudo calado

Jesus também encheu de porrada os vendilhões do templo. Tudo tem limite. Um dia esgota e só um perverso suporta tudo calado
Canaã em Segunda, 31 Agosto 2020 23:25

Você trata o presidente com o mesmo mérito que todos nós temos diante de Deus: somos todos pecadores. Mas parece que sua cegueira não deixa ver que você também é podre e não tem a menor condição de apontar o dedo para ninguém. Ah, antes que você me questione, eu sou o pior de todos os pecadores.

Você chama pessoas de Otário. Pelo nível do seu comentário, eu digo que você não está acima de ninguém e nem é apto ao ensino ou mesmo à admoestação de ninguém.

Você trata o presidente com o mesmo mérito que todos nós temos diante de Deus: somos todos pecadores. Mas parece que sua cegueira não deixa ver que você também é podre e não tem a menor condição de apontar o dedo para ninguém. Ah, antes que você me questione, eu sou o pior de todos os pecadores. Você chama pessoas de Otário. Pelo nível do seu comentário, eu digo que você não está acima de ninguém e nem é apto ao ensino ou mesmo à admoestação de ninguém.
Araujo em Quarta, 02 Setembro 2020 09:26

Bom, como você mesmo disse, em seu suposto drama sado-masoquista, você é a pior das pessoas. E isso é possível identificar com as suas declarações? Gostaria de dizer que a Bíblia assim diz: "Examina o homem a si mesmo". Você já fez seu auto exame, não é? Sugiro trocar seu pseudônimo de Canaã, terra na qual não está reservada ao pior dos pecadores, e sim cão, pois ficarão de fora os cães. É vale da sombra e da morte, e não a Canaã.

Trato o presidente como figura pública tal qual sua conduta. Cheio de contradições, caro otário. Otário é quem acredita no discurso dele, e isto está no dicionário. No dicionário bíblico seria insensato, homem de belial e etc.

A vara é para o tolo. Fique aí com seus sacrifícios de tolo, defendendo o indefensável, explique os cheques da família cristã bolsonaro, essas "novas criaturas". Você quer ser admoestado, pois essa é sua fantasia sado-masoquista, vá para outro ambiente, pois esse é um jornal secular, não uma reunião de membros de alguma denominação religiosa. Sugiro também uma terapia para analisar esse seu super-ego que te coloca como mais miserável das criaturas, e seguidores desse comportamento sádico e que começa a crescer no Brasil. A sua opinião, "pior dos pecadores"não tem o menor significado, apenas tenho pena da sua condição de seguidor de um presidente como esse é melhor Jair explicando os cheques na conta da Micheque. Nada que está oculto que não venha ser revelado.

Bom, como você mesmo disse, em seu suposto drama sado-masoquista, você é a pior das pessoas. E isso é possível identificar com as suas declarações? Gostaria de dizer que a Bíblia assim diz: "Examina o homem a si mesmo". Você já fez seu auto exame, não é? Sugiro trocar seu pseudônimo de Canaã, terra na qual não está reservada ao pior dos pecadores, e sim cão, pois ficarão de fora os cães. É vale da sombra e da morte, e não a Canaã. Trato o presidente como figura pública tal qual sua conduta. Cheio de contradições, caro otário. Otário é quem acredita no discurso dele, e isto está no dicionário. No dicionário bíblico seria insensato, homem de belial e etc. A vara é para o tolo. Fique aí com seus sacrifícios de tolo, defendendo o indefensável, explique os cheques da família cristã bolsonaro, essas "novas criaturas". Você quer ser admoestado, pois essa é sua fantasia sado-masoquista, vá para outro ambiente, pois esse é um jornal secular, não uma reunião de membros de alguma denominação religiosa. Sugiro também uma terapia para analisar esse seu super-ego que te coloca como mais miserável das criaturas, e seguidores desse comportamento sádico e que começa a crescer no Brasil. A sua opinião, "pior dos pecadores"não tem o menor significado, apenas tenho pena da sua condição de seguidor de um presidente como esse é melhor Jair explicando os cheques na conta da Micheque. Nada que está oculto que não venha ser revelado.
Renato Bitencourt em Sábado, 29 Agosto 2020 15:34

Concordo com o comentário do Araújo, cristão verdadeiro não deveria misturar política com vida religiosa. Não podemos acreditar em tudo que aparece em nossa frente como verdades absolutas. Quer saber a verdade? Busque, pesquise, investigue e descubra. Não engula tudo que chega a sua frente como verdade. Um homem cristão verdadeiro deve possuir os frutos do Espírito de Deus em si, e por suas obras será conhecido.

Concordo com o comentário do Araújo, cristão verdadeiro não deveria misturar política com vida religiosa. Não podemos acreditar em tudo que aparece em nossa frente como verdades absolutas. Quer saber a verdade? Busque, pesquise, investigue e descubra. Não engula tudo que chega a sua frente como verdade. Um homem cristão verdadeiro deve possuir os frutos do Espírito de Deus em si, e por suas obras será conhecido.
Socorro Costa em Domingo, 30 Agosto 2020 12:04

Este senhor Usiel parece mais que está baixando a cabeça para a Nova Ordem Mundial e sua elite global. Lembre-se que a NOM é comunista.
Melhor ter o Bolsonaro no poder, mesmo sendo meio turrão do que o Fernando Haddad engomadinho e Manuela ateia e comunista.

Este senhor Usiel parece mais que está baixando a cabeça para a Nova Ordem Mundial e sua elite global. Lembre-se que a NOM é comunista. Melhor ter o Bolsonaro no poder, mesmo sendo meio turrão do que o Fernando Haddad engomadinho e Manuela ateia e comunista.
Alzira Nilze Lucas Barcelos em Domingo, 30 Agosto 2020 16:50

Concordo com você Socorro Costa.

Concordo com você Socorro Costa.
Damares em Domingo, 30 Agosto 2020 23:35

Estes dois pastores parece que estão caminhando para encontrar o Anti Cristo com a sua admiração ao progressismo. Progressismo esse que perde o foco do verdadeiro objetivo da Igreja. Guias cegos é o que eles são. Pra começar, na Igreja deles, o cantor vai de bermuda e camiseta lá pra púlpito e algumas mulheres se vestem como se fossem para o bar da esquina - total falta de respeito e reverência a Deus.
Querem ser melhor que os conservadores quando na verdade estão é se transformando nos secretários do capeta.

Estes dois pastores parece que estão caminhando para encontrar o Anti Cristo com a sua admiração ao progressismo. Progressismo esse que perde o foco do verdadeiro objetivo da Igreja. Guias cegos é o que eles são. Pra começar, na Igreja deles, o cantor vai de bermuda e camiseta lá pra púlpito e algumas mulheres se vestem como se fossem para o bar da esquina - total falta de respeito e reverência a Deus. Querem ser melhor que os conservadores quando na verdade estão é se transformando nos secretários do capeta.
Mira em Segunda, 31 Agosto 2020 08:47

Ah! Tá! Se identificam com a postura progressista, igualzinho ao usurpador Francisco. Os progressistas defendem o que a Bíblia condena. Daqui a pouco o senhor Usiel e este outro vão defender o aborto, a ideologia de gênero, a nada santa dona onu. Deus tá vendo...

Ah! Tá! Se identificam com a postura progressista, igualzinho ao usurpador Francisco. Os progressistas defendem o que a Bíblia condena. Daqui a pouco o senhor Usiel e este outro vão defender o aborto, a ideologia de gênero, a nada santa dona onu. Deus tá vendo...
Franco em Sexta, 04 Setembro 2020 12:46

Tomar partido e demonizar quem pensa o contrário. É exatamente isso que esses dois pastores estão fazendo. Serviu para eles também.

Tomar partido e demonizar quem pensa o contrário. É exatamente isso que esses dois pastores estão fazendo. Serviu para eles também.
Carlos em Segunda, 21 Setembro 2020 15:18

Pastores que pregam tanto o amor; deveriam também olhar com amor o Presidente da República.

Pastores que pregam tanto o amor; deveriam também olhar com amor o Presidente da República.
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/